Modalidades: Esta quarta-feira há dois dérbis. E sábado há mais um. Quem tem ganho mais esta época, Benfica ou Sporting?

Os próximos dias vão trazer-nos (pelo menos) mais três dérbis lisboetas (poderão até ser quatro, se águias e leões chegarem à final da Taça da Liga de basquetebol).

Esta quarta-feira, a partir das 21h30, em Famalicão, Benfica e Sporting defrontam-se para as meias-finais da Taça de Portugal de hóquei em patins. Antes, no Pavilhão da Luz, a partir das 20h00, águias e leões defrontam-se no jogo 3 da final do campeonato nacional de voleibol 24/25, que pode desde já ditar os encarnados como campeões nacionais.

E sábado, uma vez mais na Luz, pelas 18h00, mais um duelo entre os dois maiores emblemas da capital: desta feita a contar para a quarta jornada da fase final do nacional de andebol.

Perante tantos duelos, resolvemos fazer as contas e perceber quem tem estado, esta temporada, mais forte nos embates entre Benfica e Sporting nas principais modalidades masculinas de pavilhão: andebol, basquetebol, futsal, voleibol e hóquei em patins.

O resultado, antes de mais esta fornada de dérbis? Equilíbrio, mas com ligeira vantagem para os leões. Em 19 duelos, o Sporting ganhou 9, o Benfica ganhou 8 houve 2 empates. Ou seja, a balança pode até inverter-se já esta quarta-feira.

Voleibol: 3 vitórias para cada lado

No voleibol foram seis os dérbis até agora (o sétimo – que pode ser o último da época – joga-se, então, esta quarta-feira) e até agora há equilíbrio total, com três vitórias para cada lado.

O Sporting começou por ganhar os primeiros três (conquistando mesmo a Taça Ibérica e a Supertaça com triunfos sobre o eterno rival), mas o Benfica venceu os últimos três (todos para o campeonato) e se vencer mais um sagra-se hexacampeão nacional).

Hóquei em patins: 2 vitórias das águias e um empate

No hóquei em patins masculino também há, então, dérbi esta noite e para já, nos três embates entre águias e leões já jogados em 24/25, a vantagem é do Benfica.

Os encarnados eliminaram o Sporting da Elite Cup (com uma goleada de 6-1 nas meias-finais) e venceram também um dos dois duelos para o campeonato, tendo o outro terminado em empate.

Basquetebol: 2 triunfos encarnados em 2 jogos

O basquetebol foi a modalidade em que menos dérbis da capital foram jogados até ao momento. Poderemos ter um terceiro no domingo, mas para tal as duas equipas terão de chegar à final da Taça Hugo Santos.

Para já, foram apenas disputados dois duelos (os dois para o campeonato) e o Benfica levou a melhor em ambos: ganhou em casa por claros 81-64 e, mais recentemente, triunfou também no Pavilhão João Rocha, mas com um resultado bem mais equilibrado (85-87).

Andebol: 4 vitórias dos leões, 1 das águias

O Sporting tem-se afirmado nos últimos tempos como a principal força do andebol nacional e ganhou quatro dos cinco encontros que já disputou esta época com o Benfica. O Benfica ganhou o outro, naquela que foi mesmo a única derrota dos verdes e brancos a nível interno na presente temporada.

O Sporting superiorizou-se ao Benfica na final da Supertaça, nas receções às águias para o campeonato (primeira fase e fase final) e ainda (também em casa) nos oitavos de final da Taça. Os leões perderam, contudo, na única visita à casa do rival, na primeira fase do campeonato, e nova deslocação à Luz está marcada para sábado.

Futsal: 2 triunfos verdes e brancos, 1 empate

Até ao momento ainda só houve esta época três daqueles que muitos dizem ser “o melhor dérbi de futsal do mundo”, com o Sporting a vencer dois deles. O outro terminou empatado e há mais um marcado para dia 11, no Pavilhão João Rocha, a fechar a primeira fase do campeonato nacional, antes do arranque dos play-offs.

O primeiro duelo da época resultou numa igualdade a um golo, na Luz, para o campeonato, com o Sporting a golear depois o Benfica por 5-1 nas meias-finais da Taça da Liga (em Vila do Conde, rumo à conquista do troféu), antes de vencer igualmente o conjunto encarnado por uns mais equilibrados 4-3 na final da Taça de Portugal, no final de Março, em Matosinhos.

Artigos Relacionados