Antevisão Sporting-Gil Vicente: Leão tenta ‘meter a quinta’ para ‘cantar de galo’ e chegar ao dérbi na frente

São momentos decisivos os que se vivem na capital portuguesa, no que à I Liga diz respeito, com o Sporting a receber este domingo no Estádio José Alvalade, a partir das 20h30, o Gil Vicente, em encontro da 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga, depois de na noite de sábado o Benfica ter .

Vindos de quatro vitórias nos últimos quatro jogos no conjunto de todas as competições, nos quais Viktor Gyokeres marcou nada mais, nada menos do que oito golos, e diante de um adversário que também de vitórias importantes, o Sporting vai tentar, com novo triunfo que lhe permita seguir para o decisivo dérbi da jornada 33, frente ao eterno rival, com a vantagem de um empate nessa partida lhe permitir ficar a depender só de si para ser campeão.

A dúvida Hjulmand

Com esse encontro contra o Benfica em mente, uma grande dúvida subsiste nos leões: o capitão, Morten Hjulmand, está em risco de exclusão e falhará a partida com as águias caso veja um amarelo contra o Gil Vicente. Assim, a dúvida reside em saber se Rui Borges arriscará lançar o sueco a titular. Em situação idêntica está Matheus Reis.

Definitivamente de fora, nos leões, fica Ousmane Diomande, esse sim a cumprir, desde já, um jogo de castigo por atingir o limite de amarelos, tal como Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões, todos a contas com graves lesões.

No Gil Vicente, indisponíveis estão, por lesão, os experientes centrais Ruben Fernandes e Sandro Cruz, com o avançado espanhol Bermejo em dúvida.

Momento de forma

O Sporting vem de quatro vitórias e não perde há 14 jogos no conjunto de todas as competições; a nível interno não perde um jogo nos 90 minutos (perdeu a final da Taça da Liga com o Benfica nos penáltis) desde 12 de dezembro do ano passado, ainda sob as ordens de João Pereira.

Para a I Liga, os leões vêm de 7 vitórias nos últimos 8 jogos (empataram com o SC Braga pelo meio) e esta temporada, em Alvalade, para o campeonato, levam 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Contam com Gyokeres num momento de forma alucinante: marcou oito golos nos últimos quatro jogos e nos últimos dez encontros o sueco só não marcou num, totalizando 18 golos e três assistências nessas dez partidas..

Já o Gil Vicente, que ocupa o 14.º lugar da tabela, com 32 pontos, chega a Alvalade vindo de duas vitórias nas duas últimas jornadas, que lhe permitiram fugir em definitivo aos lugares de descida direta e ganhar uma folga de 8 pontos (com 9 por disputar) para o 16.º lugar (que dita a disputa do play-off de manutenção).

Antes desses dois triunfos, porém, a turma de Barcelos só tinha somado um triunfo nas anteriores 12 partidas. Fora de casa, ainda assim, o Gil Vicente não perde há três jogos, tendo ganho os últimos dois, nos terrenos de Nacional da Madeira e Boavista. O melhor marcador dos Galos esta temporada é Félix Correira (formado no Sporting), com nove golos.

Histórico de encontros

Este vai ser o terceiro duelo da temporada entre as duas equipas e os dois anteriores foram equilibrados. Para o campeonato, na primeira volta, no último jogo antes da entrada de Rui Borges, o Sporting ficou-se pelo nulo em Barcelos. Depois, mais recentemente, novamente em Barcelos e já com Rui Borges ao leme, o Sporting teve de suar para vencer o Gil Vicente por 1-0 nos quartos-de-final da Taça, graças a um golo de Debast.

Ao todo, Gil Vicente já se defrontaram por 51 vezes e o Sporting venceu 34 dessas partidas, perdendo 8. Verificaram-se 7 empates, o último dos quais o tal da primeira volta. O Gil não vence o Sporting desde 2019, quando derrotou então em casa por 3-1 os leões, na altura treinados por Jorge Silas. Treinava o conjunto de Barcelos o saudoso Vítor Oliveira.

Em Alvalade, o Gil Vicente só ganhou por duas vezes em 24 jogos, perdendo em 20 ocasiões. A última vitória do Gil em casa dos leões foi em 2012 e para a Taça da Liga. Para o campeonato, o Gil Vicente só por uma vez ganhou em Alvalade. Foi em 2002/03, e por expressivos 3-0, novamente com Vítor Oliveira ao leme, frente a um Sporting onde pontificavam Ricardo Quaresma, João V. Pinto, Jardel e Cristiano Ronaldo…

Na temporada passada o Sporting venceu o Gil Vicente por 3-1 em Alvalade, com Gyokeres a bisar nesse encontro.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: “Acima de tudo acredito num Gil Vicente tranquilo que vai disputar o jogo. Gosta de jogar, gosta de ter bola. Matematicamente, não está mas possivelmente ficará na 1ª Liga, virão mais tranquilos no que diz respeito à pressão do jogo. Está quase conseguido, vão vir sem essa pressão o que leva a que os jogadores fiquem mais desinibidos. É uma equipa que vem moralizada, temos de encontrar forma de passar a barreira defensiva e temos de estar preparados para todos os momentos do jogo.”

César Peixoto, treinador do Gil Vicente: “Temos que ser inteligentes e aproveitar os espaços que achamos que vão existir. É muito importante, nos primeiros 15 minutos, estarmos focados e não deixar cair por terra o nosso plano e a nossa estratégia para o jogo. É normal que estas equipas ‘grandes’ queiram fazer um golo cedo para pôr o jogo do lado deles”.

O árbitro

O jogo será dirigido por Tiago Martins. Pedro Felisberto e José Mira serão os assistentes e Fá Sanhá o quarto árbitro. Vasco Santos estará no VAR, assistido por Nuno Manso.

Será o segundo jogo do Sporting dirigido esta temporada por Tiago Martins, depois da vitória por 5-0 no terreno do Farense logo na jornada 3. Dirigiu também uma partida do Gil Vicente (derrota por 4-0 frente ao Vitória SC).

Sporting e Gil Vicente entram em campo no Estádio José Alvalade a partir das 20h30 deste domingo. Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro.

Artigos Relacionados