A seleção portuguesa de râguebi ‘sevens’ falhou no sábado o apuramento para a nova II Divisão do Circuito Mundial, após perder os primeiros dois jogos do Grupo A do play-off de apuramento, em Los Angeles.
Portugal precisava de terminar no primeiro lugar do grupo para assegurar o apuramento direto ou, em alternativa, terminar em segundo ou terceiro e vencer uma eliminatória contra outra seleção do Grupo B.
No entanto, as derrotas com a seleção da casa, os Estados Unidos (26-15) e com o Quénia (26-14), deixaram os ‘lobos’ sem hipóteses de apuramento no segundo dia do torneio, hoje, onde ainda vão defrontar a seleção de Samoa.
Portugal ocupa o último lugar do grupo, no final do primeiro dia, sem pontuar, atrás de Estados Unidos, que somaram seis pontos, e atrás de Samoa e Quénia, ambas com quatro pontos, graças aos bónus defensivos conseguidos nos seus encontros onde saíram derrotadas.
Portugal venceu este ano as Challenger Series, que terminaram em abril, e garantiu a presença no play-off de acesso ao principal circuito mundial da modalidade.
Não podia, no entanto, aspirar a mais do que a qualificação direta para o novo escalão secundário anunciado na sexta-feira pela World Rugby.
A seleção portuguesa procurava, em Los Angeles, regressar ao circuito mundial da modalidade, onde foi equipa residente entre 2012 e 2016.