O Sporting B foi, na tarde de sábado, vencer ao terreno do Fafe por 2-1 em partida da jornada 13 do Apuramento de Campeão da Liga 3, a penúltima da época 2024/25.
A equipa da casa esteve a ganhar desde os 30’ até perto do final, altura em que o inspirado Rafael Nel se fez protagonista do encontro ao assinar um bis que valeu a reviravolta aos leões.
O golo inaugural acabou mesmo por surgiu, pouco depois de ficar completa a primeira meia-hora de jogo. João Batista colocou uma bola longa por cima da defesa adversária, Reoto Kodama recebeu-a e serviu Picas que a dois toques se enquadrou com a baliza e bateu Diego Callai. Nos minutos que antecederam o intervalo, os leões procuraram restabelecer a igualdade, no entanto, apesar do aperto, não conseguiu bater Carlos Alves que se mostrou a bom nível sempre que solicitado.
Na segunda parte, essa toada manteve-se, o conjunto de Alvalade continuou a ser mais ameaçador, mas foi o Fafe a conseguir marcar primeiro, ainda que de forma irregular, por intermédio de João Oliveira. O médio surgiu na área adversária e desviou após cruzamento de Bruninho, no entanto o lance foi anulado por posição irregular do marcador no momento do passe.
Sem conseguir ultrapassar a defesa fafense, João Gião operou várias alterações, entre elas uma que se viria a verificar absolutamente decisiva, a entrada de Rafael Nel. O avançado internacional pelas seleções jovens de Portugal que entrou ao intervalo repôs a igualdade ao minuto 82, num lance em que demonstrou toda a sua perspicácia de avançado, aproveitando a falta de comunicação entre o guarda-redes e a defesa adversária para conquistar a posse de bola perto da baliza. Sozinho, contornou Carlos Alves e atirou para o fundo das redes.
Nos últimos minutos, a partida passou a ser jogada sobretudo em momentos de transição, o que levou a que ambas as equipas tivessem várias oportunidades para voltar a desequilibrar o resultado. Pedro Matos e Vigário estiveram perto de o fazer para o Fafe, mas Callai respondeu com excelentes intervenções. A favor dos leões, Gabriel Silva ameaçou e Rafael Nel confirmou. Ao minuto 100, no último lance de jogo, o avançado surgiu com espaço depois de se desmarcar e bateu Carlos Alves com um remate espetacular de chapéu que entrou milimetricamente junto ao poste direito da baliza da equipa da casa.
Assim, o Sporting B mantém o segundo lugar e passa a somar 23 pontos, mais dois do que o Belenenses, terceiro classificado e equipa em posição de playoff. Os leões têm pelo menos o play-off de subida garantido e só dependem de si mesmos para, na derradeira jornada, em que recebem o Amarante, garantirem a subida direta. Para tal, basta-lhes fazerem um resultado igual ou melhor do que aquele que o Belenenses alcançar na receção ao já promovido Lusitânia.