Barcelona e Real Madrid protagonizaram este domingo mais um grande espetáculo de futebol, no Olimpico de Montjuic, que terminou com o triunfo do conjunto catalão, por 4-3.
A vitória, a quarta do Barcelona esta época sobre o Real Madrid, deixa os culés a uma vitória do título de campeão espanhol. A equipa de Hansi Flic soma 82 pontos, o Real Madrid mantém os 75 com que entrou nesta jornada.
Nunca em quatro jogos consecutivos na mesma temporada, um dos rivais tinha ganho todos os jogos.
Os merengues entraram no Estádio Olímpico de Montjuic determinados a colocar à prova os culés e tentar o primeiro triunfo da época frente ao Barcelona, após as derrotas na 1.ª volta da La Liga, na final da Taça do Rei e na final da Supertaça espanhola.
Essa determinação foi mostrada por Mbappé, que aos cinco minutos, deu vantagem ao Real Madrid, na conversão de uma grande penalidade. Num início de jogo alucinante, o Real Madrid, que partiu para o encontro a quatro pontos do rival.
O francês, ex-PSG, fez o 2-0 aos 14 minutos, a passe de Vinícius Júnior, numa tarde que prometia ser de pesadelo para os líderes da La Liga.
Só que, como em tantas outras ocasiões esta temporada, o Barça reagiu. A turma catalã já mostrou que não se importa de sofrer muitos golos, porque é quase sempre capaz de marcar ainda mais e foi o que fez.
A reviravolta começou 19 minutos, pelo lateral direito Eric Garcia, assistido por Ferran Torres.
Em Tiburón estaria nos três golos dos culés no primeiro tempo. É dele a bola para Lamine Yamal rematar colocado, para o 2-2, aos 32 minutos.
Aos 32, atrapalhação na defensiva ‘blanca’, Pedri recuperou e isolou Raphinha que atirou colocado, para o 3-2.
O 4-2 é também do brasileiro, ex-Vitória e ex-Sporting. Ganhou a Lucas Vazquez perto da área merengue, deu para Ferran que lhe devolveu para atirar para o 4-2. O brasileiro leva 34 golos e 23 assistências esta temporada!
No segundo tempo as oportunidades continuaram a surgir de um lado e do outro, mas o resultado só voltou a mexer aos 70 minutos, com Vinícius Júnior a assistir Mbappé para o hat-trick. Foi o 39.º golo do francês pelos merengues.
Depois de dois golos anulados, um para cada lado, por fora de jogo, e de dois falhanços incríveis de Raphinha, o Real Madrid esteve perto de empatar, na parte final. Aos 90+1, Wojciech Szczęsny teve de voar para travar um remate de Mbappé em lance onde o francês estava isolado.
Depois de mais um golo anulado ao Real Madrid por fora de jogo e de um golo perdido pelo jovem Muñoz, lançado nos descontos, o Barcelona marcou por Dani Olmo, festejou, mas o árbitro Hernandez Hernandez foi ao monitor rever a jogada e anular o golo, por mão na bola de Fermin. Antes, com o jogo em 4-2, foi ao monitor rever uma bola cortada com o braço por Tchouameni, num remate de Ferran Torres e entendeu que não era penálti, apesar do braço aberto e fora da posição natural do francês transformado em central.
Num final de jogo alucinante, Raphinha teve nos pés o 5-3, no que seria também um hat-trick, mas atirou por cima, em mais um falhanço incrível do brasileiro.
A vitória deixa o Barcelona com 82 pontos, mais sete que o Real Madrid que tem 75. Os blaugrana estão a uma vitória do título, quando faltam jogar três jornadas.