Carlos Alcaraz sobre ao segundo lugar do ranking mundial de ténis

O espanhol Carlos Alcaraz subiu hoje ao segundo lugar do ranking mundial de ténis, que continua a ser liderado pelo italiano Jannik Sinner e no qual o português Nuno Borges desceu uma posição, para a 41.ª.

Alcaraz beneficiou da conquista do Masters 1.000 de Roma, no domingo, ao impor-se a Sinner na final, por 7-6 (7-5) e 6-1, o que lhe permitiu ultrapassar Alexander Zverev, relegando o alemão para o terceiro lugar da hierarquia da ATP.

Zverev, que tinha vencido o torneio da capital italiana em 2024 e foi eliminado este ano nos quartos de final, perdeu muitos pontos para Alcaraz, ao contrário de Sinner, de regresso a uma final do circuito após cumprir três meses de suspensão por doping, cujas perdas foram residuais.

Apesar de ter falhado a possibilidade de se tornar o primeiro tenista italiano em quase 50 anos a vencer o torneio romano, Sinner continua destacado na liderança do ranking, cujo ‘top 10’ registou também a troca de lugares entre o italiano Lorenzo Musetti (oitavo) e o australiano Alex de Minaur (nono).

Nuno Borges manteve o estatuto de número um nacional e único tenista português entre os 100 primeiros posicionados, mas desceu um posto, para o 41.º, enquanto Jaime Faria protagonizou uma queda maior, caindo sete posições, para a 115.ª.

No ranking feminino, a bielorrussa Aryna Sabalenka manteve-se no comando, à frente das norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula, novas segunda e terceira colocadas, respetivamente, na sequência da queda da polaca Iga Swiatek para o quinto posto, tendo sido também ultrapassada pela italiana Jasmine Paolini, vencedora no domingo em Roma.

Artigos Relacionados