Saiba quanto vai receber o vencedor da Champions feminina

O vencedor da final feminina da Liga dos Campeões de futebol, que se realiza no sábado entre FC Barcelona e Arsenal, em Lisboa, receberá 350 mil euros da UEFA, enquanto o derrotado arrecadará 200 mil.

As espanholas, bicampeãs em título e na sexta final nas últimas sete temporadas, e as inglesas vão entrar no Estádio José Alvalade também com o plano financeiro em jogo, com 150 mil euros de diferença a separar o vencedor do finalista vencido.

Durante toda a campanha nesta edição, o FC Barcelona já totalizou 1,010 milhões de euros (ME): 400 mil de entrada na fase de grupos, 250 mil pelas cinco vitórias (50 mil cada), 20 mil pelo primeiro lugar no Grupo D, 160 mil do apuramento para os quartos de final e 180 mil da qualificação para as meias-finais da competição.

Por outro lado, o Arsenal iniciou a prestação mais cedo, nas pré-eliminatórias, o que permitiu arrecadar mais dinheiro, contabilizando, até ao momento, 1,155 ME.

Como clube anfitrião da primeira pré-eliminatória, recebeu 30 mil euros, aos quais acresceram 15 mil pelo apuramento e mais 100 mil pelo triunfo na segunda ronda de qualificação, que foram adicionados aos mesmos prémios da formação catalã.

Deste modo, o FC Barcelona, onde atua a internacional portuguesa Kika Nazareth, somará 1,360 ME em caso de vitória ou 1,210 ME se perder a final, ao passo que o Arsenal acumula um montante de 1,505 ME se triunfar ou 1,355 ME se for vencido.

O montante total distribuído pela UEFA para a Liga dos Campeões feminina desta época foi de 24 ME, com 48% (11,4 ME) para clubes na fase de grupos, 29% (7 ME) para clubes nas pré-eliminatórias e 23% (5,6 ME) para clubes não participantes.

Na fase de grupos, todos os 16 clubes receberam 400 mil euros pela participação, com cada vitória a valer 50 mil euros e cada empate 17 mil euros. O vencedor de cada um dos quatro agrupamentos amealhou também 20 mil euros.

Benfica e Sporting foram os clubes portugueses participantes na edição deste ano da Liga dos Campeões, falhando ambos o acesso à fase de grupos, ‘caindo’ na segunda pré-eliminatória, perante o Hammarby e Real Madrid, respetivamente.

‘Águias’ e ‘leões’ não foram anfitriões na primeira ronda de qualificação e, por isso, receberam 65 mil euros, com 15 mil adicionais pelas respetivas vitórias no grupo, tendo recebido, na segunda ronda, 140 mil euros na qualidade de clube derrotado.

Contas feitas, os dois rivais lisboetas perfizeram um montante de 220 mil euros, com a UEFA a referir que foi ainda feita uma contribuição extra aos 25 clubes com as viagens mais longas nas primeira e segunda rondas de qualificação do torneio.

O duelo decisivo da Liga dos Campeões feminina de futebol realiza-se a partir das 17:00 de sábado, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, sob arbitragem da croata Ivana Martincic, que terá o português Tiago Martins nas funções de videoárbitro.

Artigos Relacionados