Morreu Peter Rufai, lendário guarda-redes nigeriano que jogou em Portugal

O histórico guarda-redes nigeriano Peter Rufai faleceu esta quinta-feira, aos 61 anos de idade, revelou a imprensa do seu país natal.

Peter Rufai, muitas vezes apelidado de ‘principe’ por ser filho de um rei tribal na região de Idimu, trono que nunca quis assumir, representou a seleção da Nigéria em dois Campeonatos do Mundo – 1994 e 1998 – ajudou as ‘águias negras’ a conquistar a Taça de África das Nações em 1994.

Em Portugal deu nas vistas em duas temporadas e meia ao serviço do Farense, entre 1994 e 1996, ajudando os algarvios a alcançarem um histórico 5.º lugar (e consequente apuramento para as provas europeias) em 1995. O emblema de Faro já expressou o seu pesar.

“O Sporting Clube Farense manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Peter Rufai, histórico guarda-redes internacional nigeriano e figura marcante do nosso clube. (…) Recordamos com orgulho a sua entrega, profissionalismo e humildade dentro e fora das quatro linhas. Peter Rufai ficará para sempre na memória dos Farenses como uma verdadeira lenda do nosso clube e uma das grandes figuras internacionais que vestiram com honra a nossa camisola”, pode ler-se numa publicação feita pelo clube algarvio nas redes sociais.

Ao todo, Rufai disputuo 66 partidas pelo Farense. Rumou depois a Espanha, onde representou o Hercules e o Deportivo da Corunha, antes de regressar a Portugal para alinhar em dois jogos pelo Gil Vicente em 1999/2000.

Artigos Relacionados