México conquista Gold Cup com reviravolta emocionante frente aos Estados Unidos

O México revalidou no domingo a conquista da Gold Cup da CONCACAF, ao vencer os anfitriões Estados Unidos por 2-1, no NRG Stadium, em Houston. A final teve direito a reviravolta e a um momento emotivo protagonizado por Raúl Jiménez, que homenageou Diogo Jota após marcar o golo do empate.

A seleção norte-americana entrou praticamente a ganhar, graças a um cabeceamento certeiro de Chris Richards, aos 4 minutos, na sequência de um livre cobrado por Sebastian Berhalter. A vantagem durou até aos 27 minutos, quando Raúl Jiménez empatou com um remate forte após assistência de Marcel Ruiz.

Nos festejos, o antigo jogador do Benfica emocionou o estádio ao exibir a camisola ‘20’ da seleção mexicana com o nome de Diogo Jota. Sentado no relvado, simulou estar a jogar playstation, gesto que comoveu colegas e adeptos — uma referência simbólica ao internacional português, falecido recentemente.

O México assumiu o controlo do jogo e selou a reviravolta aos 77 minutos. Na sequência de um livre na esquerda, Johan Vásquez desviou de cabeça ao primeiro poste e Edson Álvarez, do West Ham, apareceu ao segundo a empurrar para o fundo das redes.

Apesar da boa reação dos Estados Unidos, a equipa de Jaime Lozano segurou a vantagem até ao apito final e celebrou o 10.º título na competição, depois dos triunfos em 1993, 1996, 1998, 2003, 2009, 2011, 2015, 2019 e 2023. Já os norte-americanos continuam com sete títulos, sem vencer desde 2021.

Artigos Relacionados