Relação entre Kokçu e Bruno Lage em rutura: saída do Benfica ganha força

A relação entre Orkun Kokçu e Bruno Lage poderá estar irremediavelmente comprometida, ao ponto de o internacional turco poder mesmo abandonar o Benfica já neste mercado de verão.

O que começou como uma discussão em pleno jogo do Mundial de Clubes, frente ao Auckland City, pode ter sido o ponto de rutura entre jogador e treinador.

O mal-estar instalou-se no passado dia 20 de junho, quando, durante a segunda parte da partida, Bruno Lage optou por substituir Kokçu por Renato Sanches. A reação do camisola 10 encarnado foi imediata: visivelmente contrariado, não cumprimentou o treinador e, após o golo de Renato, foi mesmo apanhado pelas câmaras a insultar Bruno Lage com um “F*** you”.

Dias depois, Kokçu tentou colocar água na fervura e, em declarações à DAZN, reconheceu que tinha perdido o controlo: “O que se passou não foi bonito. Não é agradável ver coisas deste género. Perdi o controlo. Mas, já falei com Bruno Lage sobre o que eu estava a pensar naquele momento, os meus sentimentos e os sentimentos dele. Entendemo-nos. Estamos bem e preparados para o que aí vem.”

Contudo, a tensão parece ter deixado marcas profundas, ao ponto de, segundo o portal turco Sports Digitale, Kokçu já ter comunicado à direção encarnada a intenção de não se apresentar no Seixal no dia 14 de julho, data do arranque da pré-época 2025/26. A recusa deixa agora a “batata quente” nas mãos de Rui Costa, presidente do Benfica.

A situação recorda o conflito vivido entre Kokçu e Roger Schmidt, com quem também teve um histórico de desentendimentos. Agora, com Bruno Lage, o ciclo parece repetir-se, alimentando os rumores sobre uma saída iminente do médio ofensivo.

Interesse por Kokçu não falta. O jogador de 23 anos, que chegou à Luz no verão de 2023 vindo do Feyenoord por 25 milhões de euros, está na mira de vários clubes. Na Turquia, Besiktas, Galatasaray e Fenerbahçe (de José Mourinho) seguem atentos, mas o grande desejo do jogador é rumar à Premier League. O Liverpool, que já tentou a sua contratação, continua a ser o destino de eleição — onde poderá reencontrar Arne Slot, técnico com quem trabalhou no Feyenoord. Também o Manchester United, orientado por Ruben Amorim, mostrou interesse. Em Itália, Roma e Inter estão igualmente atentos.

Kokçu tem contrato com o Benfica até junho de 2026 e, nas duas temporadas ao serviço do clube, somou 98 jogos, 19 golos e 22 assistências. Contudo, este verão poderá mesmo assinalar o fim da sua ligação às águias.

Artigos Relacionados