Rui Borges celebra esta segunda-feira o seu 44º aniversário. O treinador do Sporting foi um dos obreiros da conquista do bicampeonato por parte dos leões, algo que não acontecia há mais de sete décadas.
Contudo, e para quem conhece bem o treinador leonino, o seu caminho ainda está no início e irá continuar a crescer. Quem o diz é Carlos Correia, presidente do Sport Clube de Mirandela.
“Tem talento para chegar a um clube estrangeiro, a um grande da Europa, não tenho dúvidas do que estou a dizer. Dentro de um ou dois anos, imagino que estará no estrangeiro…”, afirmou o dirigente ao jornal ‘O Jogo’.
Carlos Correia garante que o próximo objetivo de Borges passa pela conquista do tricampeonato e nova Taça de Portugal. O presidente dos transmontanos não se mostra surpreendido pelo trajeto do treinador.
“Para mim, não há qualquer surpresa em relação ao seu trajeto. Sempre disse que ele tinha potencial para chegar à primeira liga. Conseguiu atingir essa meta com muito mérito seu e da sua equipa técnica, curiosamente todos da nossa região”, realçou.
Assim, Rui Borges é visto como motivo de orgulho em Mirandela, e aproveita para regressar a Trás-os-Montes sempre que pode.
“Trata-se de um homem fantástico que nunca se esquece das suas origens. É humilde, sempre que vem a casa, visita-nos. É um motivo de orgulho para nós”, acrescentou.
Após passagens por clubes como Académico de Viseu, Académica, Nacional, Mafra, Vilafranquense, Moreirense e o Vitória SC, Carlos Correia realça as principais valias do técnico do Sporting, especialmente em termos mentais.
“É sério, honesto, e entra na cabeça dos jogadores. Toma conta do balneário. Foi isso que aconteceu no Sporting. Psicologicamente é muito forte”, apontou.
Segundo o presidente do clube transmontano, essas capacidades mentais verificavam-se até na altura em que Rui Borges era jogador.
“Eu cheguei a ser treinador dele e lembro-me que muitas vezes quando tínhamos um jogo mais complicado, ele dizia-me: ‘não te preocupes, vamos ganhar’. Sempre teve esse espírito otimista”