A seleção portuguesa precisava de pontuar para manter viva a esperança de se qualificar para a próxima fase do Europeu feminino. O empate tardio frente a Itália na 2.ª jornada da fase de grupos permitiu que as possibilidades de continuidade na prova se mantivessem em cima da mesa. Contudo, Portugal não depende só de si e o cenário não é o mais simples.
Na última jornada, Portugal vai defrontar a Bélgica, já eliminada, e uma vitória é obrigatória. Para além disso, é preciso que Espanha vença Itália para que as lusas possam alcançar o segundo lugar do grupo.
Ainda assim, é preciso mais do que isso para que o apuramento fique garantindo, isto porque é necessário acrescentar a diferença de golos.
Portugal tem um saldo de -5, enquanto Itália tem de +1. Ou seja, há seis golos que distanciam as duas seleções e é preciso uma goleada contra a Bélgica para que haja uma recuperação ao nível dos golos. Para além disso, Espanha pode ajudar Portugal se voltar a golear, desta vez a Itália.
Se os cenários se alinharem, a seleção lusa pode alcançar o tão desejado apuramento. O derradeiro jogo está agendado para a próxima sexta-feira, a partir das 20 horas.