Real Madrid e PSG lutam por um lugar na final do Mundial de Clubes mas os olhos vão estar em Mbappé

Uma saída traumática, batalhas judiciais, um lugar na final. Todos estes três elementos estarão em jogo quando Kylian Mbappé e o Real Madrid enfrentarem o Paris Saint-Germain esta quarta-feira (9), nas meias-finais do Campeonato do Mundo de Clubes.

O vencedor do duelo franco-espanhol vai disputar o título no dia 13 de julho contra o Chelsea, que venceu o Fluminense por 2-0 na terça, no MetLife Stadium.

O craque francês enfrentará o PSG pela primeira vez desde que deixou os parisienses a custo zero para ingressar no gigante da capital espanhola em junho do ano passado, deixando os parisienses sem dinheiro da sua transferência para o clube em que sempre sonhou em jogar.

O reencontro no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos arredores de Nova Iorque, é um tanto paradoxal, já que o avançado assinou com uma das equipas mais vitoriosas da Europa com o objetivo, entre outras coisas, de vencer a Liga dos Campeões.

Mas o Real Madrid saiu de mãos vazias dos grandes torneios, enquanto o exército de Luis Enrique conquistou o seu primeiro título da Liga dos Campeões em maio com um futebol encantador e uma filosofia que parece uma alfinetada em Mbappé: “estrelas que jogam em função da equipa, e não o contrário”, segundo o técnico.

“É uma partida especial por muitos motivos. Temos que estar preparados”, disse Luis Enrique na terça-feira, com um longo e acalorado histórico de confrontos com o Real Madrid, tanto como jogador quanto como técnico do Barcelona.

Luis Enrique também afirmou que as suas trocas de farpas com Mbappé, como a da ocasião em que disse que o PSG seria melhor sem ele, são coisas do “passado”.

Dúvida entre Mbappé e Gonzalo

Mas a saída turbulenta manchou o legado construído pelo craque de 26 anos durante as suas sete temporadas com a camisola dos ‘Parisiens’, onde ele é o maior marcador de todos os tempos, com 256 golos em 308 jogos.

As tensões aumentaram desde a sua saída, com uma disputa judicial na qual Mbappé reivindica 55 milhões de euros em salários e bônus não pagos durante a sua passagem pelo PSG.

Na segunda-feira, um advogado do jogador disse à AFP que o campeão mundial de 2018 tinha retirado uma queixa de assédio moral contra o PSG.

Para aumentar o suspense, a titularidade de Mbappé dependerá da sua condição física após as sequelas de uma gastroenterite que o afastou da fase de grupos.

Mbappé jogou na vitória por 1-0 contra a Juventus nos oitavos de final e marcou pela primeira vez no torneio (um golaço acrobático), o seu 44º golo na temporada, na suada vitória por 3-2 sobre o Borussia Dortmund nos quartos de final.

Mas Xabi Alonso, que se estreou no comando do Real Madrid neste Mundial de Clubes, encontrou um substituto talentoso no jovem Gonzalo García, de 21 anos, considerado uma das revelações nos Estados Unidos após marcar quatro golos.

“Ele ainda não está perfeito, não 100%, mas está a melhorar a cada dia”, disse o técnico basco após eliminar os alemães, sem mencionar o papel que reserva para Mbappé no tão aguardado duelo contra os seus ex-companheiros.

O treinador não falou com a imprensa na terça-feira devido a uma tempestade que atrasou o voo que levaria a delegação do Real Madrid de Miami para Nova Iorque.

Dembélé pode ser titular

A dúvida sobre quem fará dupla com Vinícius Jr no ataque não é a única para Alonso, cuja equipa recebeu um pequeno aviso contra os alemães após desperdiçar uma vantagem de 2-0 e ser salvo por Thibaut Courtois no final.

O central Dean Huijsen foi expulso, e o novo técnico do Real Madrid terá que reorganizar a sua defesa, uma das áreas revolucionadas com a sua chegada, com a implementação de uma linha de três centrais.

A preocupação com a reorganização da defesa não é exclusiva do ex-técnico do Bayer Leverkusen. Luis Enrique também terá que recorrer ao banco para encontrar um substituto para o equatoriano Willian Pacho.

O fiel companheiro de Marquinhos foi expulso na vitória por 2-0 sobre o Bayern de Munique, na qual o campeão europeu terminou com nove jogadores, depois de o lateral Lucas Hernández, que entrou no segundo tempo, também ter sido recebido o cartão vermelho.

O apuramento mostrou a coragem de uma equipa que satisfaz paladares futebolísticos exigentes e também marcou o regresso de Ousmane Dembélé, um dos grandes destaques da temporada, com o golo.

Assim como Mbappé, o craque disputou apenas dois jogos no Mundial de Clubes devido a uma lesão e sua titularidade nesta semifinal é incerta.

Onze provável

 – Real Madrid: Thibaut Courtois – Antonio Rüdiger, Aurélien Tchouameni, Raúl Asencio – Trent Alexander-Arnold, Arda Güler, Federico Valverde, Jude Bellingham, Fran García – Gonzalo García ou Kylian Mbappé, Vinícius Júnior. Técnico: Xabi Alonso.

 – PSG: Gianluigi Donnarumma – Achraf Hakimi, Marquinhos, Lucas Beraldo, Nuno Mendes – João Neves, Vitinha, Fabián Ruiz – Khvicha Kvaratskhelia, Désiré Doué, Bradley Barcola. Técnico: Luis Enrique.

Artigos Relacionados