Bronze aos 12 anos: Chinesa Yu Zidi é a mais jovem medalhada de sempre em mundiais natação

Yu Zidi, de apenas 12 anos, não foi uma das quatro nadadoras a nadar na final de quinta-feira, mas nadou nas eliminatórias da estafeta 4x200m livres femininos no início da semana e, por isso, tem direito a uma medalha.

A China terminou em terceiro lugar na final, em Singapura, atrás dos Estados Unidos e da campeã Austrália.

Torna-se, desta forma, não só na mais jovem medalhada de sempre em Mundiais de Natação, mas também na mais jovem medalhada numa grande competição internacional de natação desde que a dinamarquesa Inge Sorensen conquistou o bronze nos 200m bruços nos Jogos Olímpicos de 1936, menos de um mês após o seu 12º aniversário.
“É uma sensação emocionante, uma sensação muito agradável”, disse Yu.

A estudante, que completa 13 anos em outubro, tinha já ficado muito perto da glória individual na final dos 200 metros mariposa, na quinta-feira, falhando aí por pouco a medalha ao terminar no quarto lugar.

Na final individual de estilos, na segunda-feira, Yu perdeu a medalha por 0,06 segundos, terminando também em quarto lugar.

Em maio, Yu estabeleceu um recorde mundial para uma criança de 12 anos nos 200 metros estilos com o tempo de 2:10.63, levando a World Aquatics a rotulá-la de “sensação” nas redes sociais.

Artigos Relacionados