Luka Doncic renovou o seu vínculo com os Los Angeles Lakers por mais três épocas. Contratado pelos Lakers aos Mavericks a meio da época passada, num movimento que levou Anthony Davis para os Dallas Mavericks, o esloveno irá receber 165 milhões de dólares (55 milhões por época), algo com 145 milhões de euros até ao fim do novo vínculo.
“O Luka é um dos jogadores mais transcendentais do jogo, e o seu domínio em campo e a sua paixão não têm comparação. Desde o momento em que o Luka se tornou jogador dos Lakers, houve uma ligação imediata e uma admiração mútua. O Luka irá liderar a nossa franquia na busca por futuros campeonatos, um objetivo que definirá para sempre os Lakers”, garantiu Rob Pelinka, diretor geral da franquia de Los Angeles.
O jogador está entusiasmado com a renovação.
“Acabei de assinar a minha extensão com os Lakers. Estou entusiasmado por continuar a trabalhar para trazer campeonatos para Los Angeles e para orgulhar a Nação Lakers. Agradeço aos Lakers, aos meus colegas e a todos os adeptos que me demonstraram tanto carinho desde o primeiro dia. Isto é apenas o começo”, escreveu Doncic nas suas redes sociais.
De acordo com a ‘ESPN’, o contrato inclui uma cláusula de ‘player option’ para 2028, e poderá renovar novamente por417 milhões até 2033. Este novo acordo irá permitir ao esloveno alocar 5 milhões de dólares (4,4 milhões de euros) na Fundação Luka Doncic, que apoia 77 jovens atletas, entre os 12 e 15 anos, em todo o mundo.
Luka Doncic chegou a NBA em 2018. De lá para cá, tem vindo a apresentar números impressionantes: média de 28,6 pontos, 8,6 ressaltos e 8,2 assistências, num total de 450 jogos disputados na fase regular da competição.
A camisola do esloveno é a mais vendida da NBA. Doncic tem, desde 2019, um dos contratos mais lucrativos com a Jordan Brand, que lhe dará 150 milhões de dólares em dez épocas. O craque está numa digressão pelos Estados Unidos da América para apresentar os novos modelos de sapatilhas da marca subsidiária da Nike, patrocinada pelo maior jogador da história do basquetebol.