Farioli coloca ‘água na fervura’, analisa reforços e explica chega de Luuk De Jong: “É um líder com uma mentalidade de topo”

Declarações de Francesco Farioli, treinador do FC Porto, após a vitória do FC Porto diante do Atlético Madrid por 1-0, na apresentação dos Dragões aos sócios.

O único golo do jogo foi marcado por Victor Froholdt

FOTOS: a festa de apresentação do FC Porto aos sócios

Análise ao jogo: “Foi jogo importante frente a um bom adversário para ganharmos ritmo e jogarmos diante dos adeptos, que foram novamente fantásticos. Não tivemos lesões e vem aí a semana mais importante. Vai tudo começar a sério e temos de estar prontos.”

O que tem a destacar? “Temos de ter em conta que o Atlético começou a trabalhar recentemente, como nós, com muita calma. Fizemos muitas coisas boas, mas há outras em que temos de trabalhar para estarmos na dinâmica e na forma certa. A intensidade que queremos, ainda estamos longe.”

Martim Fernandes foi lateral esquerdo. Conta com Zaidu? “Zaidu entrou e ajudou-nos imenso no aspeto físico. É muito experiente e está a melhorar e a mudar o seu jogo. Estou muito contente com todos os jogadores. Há coisas que quero experimentar e temos de aproveitar todos os momentos para descobrir soluções, não temos muito tempo, seis dias para jogar.”

FC Porto apresentou 29 jogadores: “De momento o foco é trabalhar arduamente e deixar todos prontos, aqueles que ficam connosco. Os jogadores transmitiram-me muito respeito, com muito trabalho e dedicação, e o meu trabalho é trabalhar com todos e deixá-los aptos.”

O que Luuk de Jong pode dar ao FC Porto? “Experiência e mentalidade vencedora. É um jogador muito bom, maduro, está no pico da sua carreira em termos de mentalidade e acredito que nos ajudará muito a crescer. É um líder com uma mentalidade de topo, muito importante.”

Bednarek a liderar a defesa: “Conhecemo-lo muito bem e é muito claro o que queremos dele. É muito experiente, mas também muito importante com bola, com a sua mentalidade e liderança.”

Victor Froholdt: “O Victor é um jogador que estava analisado há muito tempo pelo clube, antes de eu chegar. Foi um dos primeiros nomes que sugeriram que eu analisasse. Tem um motor incrível, é capaz de ter uma intensidade alta, é muito jovem e tem de aprender e melhorar a jogar em vários estilos diferentes daqueles a que estava habituado, com mais decisões em espaços curtos. O que tem feito nos treinos e a sua dedicação são muito boas, mas é um processo muito longo.”

Ambiente no Dragão: “Foi ótimo. Disse aos jogadores antes de entrarem em campo que é algo único receber este tipo de tratamento e a paixão tem sido inacreditável. Foi um dia muito emotivo com a apresentação e as lendas e o momento de Diogo [Jota], mas foi um dia bom. Acreditamos que podemos continuar isto durante a época e que o estádio estará cheio no sábado.”

Festa na apresentação: “Foi um dia cheio de emoções, tudo o que aconteceu desde a apresentação com as lendas, o momento em que nos levantámos por Diogo e o seu irmão, o jogo em si e o resultado positivo. O que aprendi desde que cheguei cá é que o FC Porto é um clube especial pela fé, pela crença, e chegar hoje ao estádio e ver tantas pessoas a apoiar a equipa e a dar-nos uma receção calorosa foi algo único. Eu disse no meu discurso antes do jogo que isto é um luxo e que temos de recompensar os adeptos com trabalho duro e mentalidade. Hoje foi uma sinergia muito boa entre equipa e adeptos.”

Artigos Relacionados