Vencedor da Taça de Inglaterra na última época, batendo então o Manchester City, o histórico Crystal Palace voltou a surpreender e levou a melhor sobre o campeão Liverpool na Charity Shield, a Supertaça inglesa.
O conjunto londrino foi mais forte no desempate por penáltis, depois de um empate a dois golos ao fim de 90 minutos.
Em Wembley, o Liverpool, no primeiro jogo oficial após a morte de Diogo Jota, marcou primeiro, por intermédio de um dos reforços desta época, Hugo Ekitike, logo aos quatro minutos, a passe de outro reforço, Florian Wirtz. Mas o Palace empatou pouco depois do quarto de hora, de penálti, por Mateta.
Numa primeira metade de primeiro tempo frenética, o Liverpool voltou à vantagem aos 21 minutos, com Frimpong a marcar a passe de Szoboszlai e foi a ganhar por 2-1 para o intervalo.
Só que já no quarto de hora final do segundo tempo, aos 77 minutos. Ismaila Sarr restabeleceu a igualdade, fazendo o 2-2, resultado que se manteve até ao final dos 90 minutos.
A decisão seguiu diretamente para os penáltis, onde a pontaria não estava muito afinada nem de um lado, nem de outro, mas com o Palace a ser mais forte, convertendo três e falhando duas, enquanto o Liverpool só marcou duas e falhou três.
A festa foi, então, do Palace.