É oficial. Luís Filipe Vieira, anunciou esta terça-feira, em entrevista à TVI a candidatura à presidência do Benfica, indo assim concorrer frente a Rui Costa.
“As circunstâncias mudaram todas e vou ser candidato”.
“Tem a ver com o legado que deixei. Um legado muito grande e que ninguém alcançou. Deixei um património que o Benfica nunca teve, pago, com uma estrutura profissional admirada em termos europeus. Ao longo destes quatro anos, tudo foi destruído”, acrescentou.
Vieira mostra-se ambicioso e diz preparado para fazer o ‘penta’ no Benfica.
“Deixei uma casa como nunca ninguém a deixou. Ao longo destes quatro anos, tudo foi destruído, menos o património, que está bastante deteriorado. Não há dúvida que é bastante complicado ver o que aconteceu ao clube”.
“A situação não é assim brilhante como as pessoas querem passar. Sou das poucas pessoas que tem o direito de dizer a verdade. O Benfica não tem estratégia, perdeu a corrida dos direitos televisivos. Deixei o Benfica com uma dívida de 80 ou 90 milhões de euros, mas tudo liquidado. O que eu deixei para fazer foi o Seixal, que era o Colégio, o Hotel e a Estação do Seixal. O investimento tem de ser feito. O que fez o Benfica desde então?”, acrescentou.
Relações cortadas com Rui Costa. “Rui Costa não teve caráter comigo. Tentou ignorar-me este tempo todo. Não tenho de me candidatar contra o Rui Costa. Candidato-me pelo Benfica. Não estou de relações cortadas com o Rui Costa. Não falou comigo desde que foi eleito. (…) Tive informações bastante preocupantes do Benfica. Vai passar por problemas gravíssimos. Gastou-se mais do que demasiado:”
Sobre o facto de ter 76 anos. “Tenho 76 anos e tenho mais saúde do que aqueles que têm 50 e 60 anos. Treino todos os dias. Dei 21 anos da minha vida ao Benfica. Achei que tinha terminado, toda a gente sabia que era o meu último mandato. Tive quatro anos parado, a olhar para aquilo tudo… O Benfica está numa situação muito… Como é que o Seixal está abandonado neste momento? Mantive sempre o Estádio e o Centro de Estágios como novos.”
Recorde-se que Luís Filipe Vieira foi presidente do Benfica entre 2003 e 2021, tendo renunciado ao cargo um ano após a última reeleição, isto na sequência da operação Cartão Vermelho.
No Benfica, Vieira venceu 22 títulos no futebol masculino, onde se contam sete campeonatos nacionais.
Vieira é suspeito de rimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais.