O fim de semana não correu bem aos portugueses espalhados por este mundo fora. Cristiano Ronaldo voltou a falhar mais um título na Arábia Saudita e em Inglaterra nenhum treinador português ganhou. No Brasil, uns estão em estado de graça e outros continuam com a corda no pescoço.
Arábia Saudita: Ainda não foi desta para CR7
Cristiano Ronaldo inaugurou a emigração de craques para a Arábia Saudita quando, em dezembro de 2022, rescindiu com o Manchester United para ser o líder do êxodo de estrelas rumo ao futebol árabe. De lá para cá, muitos deles conquistaram títulos menos o português que, no fim de semana, viu voar a final da Supertaça da Arábia Saudita nas grandes penalidades para o Al Ahli, atual campeão asiático.
Desde que está no Al Nassr, Cristiano Ronaldo perdeu uma final da Taça do Rei, caiu nas meias-finais da Liga dos Campeões da Ásia e terminou duas vezes como vice-campeão da liga saudita.
Quanto ao jogo, Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador aos 41 minutos, na conversão de uma grande penalidade, fez o seu 100.º com a camisola do Al Nassr, equipa treinada por Jorge Jesus, e bateu mais um recorde: é o único jogador a marcar 100 ou mais golos por quatro equipas diferentes: Manchester United, Real Madrid, Juventus e Al Nassr. João Félix foi titular no gigante de Riade.
Inglaterra: só um português ganhou
Foi um fim de semana para esquecer para os portugueses na Premier League. Golos, só um, e a nível de treinadores, ninguém venceu. O único tento luso no fim de semana foi marcado por Pedro Neto na goleada do Chelsea ao West Ham em casa dos ‘hammers’, por 5-1.
No duelo de treinadores lusos, ninguém sorriu: o Fulham de Marco Silva empatou com o Manchester United de Ruben Amorim, num jogo onde Bruno Fernandes desperdiçou uma grande penalidade (uma raridade). Dalot entrou no segundo tempo.
Quem também empatou foi o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo, na visita ao Crystal Palace (1-1), tendo agora quatro pontos.
Pior fez o Wolverhampton, de Vitor Pereira, que averbou a segunda derrota em outros tantos jogos, agora no terreno do Bournemouth, num jogo onde jogou quase toda a 2.ª parte com menos um, após vermelho direto a Toti Gomes. José Sá foi o outro português titular nos Wolves.
O Manchester City, com Ruben Dias no onze e Bernardo Silva no segundo tempo, perdeu em casa com o Tottenham, num jogo onde brilhou outro português: Palhinha marcou o segundo golo dos ‘spurs’ e fez uma grande exibição no meio-campo dos londrinos. Matheus Nunes não saiu do banco dos ‘cityzens’.
Brasil: Renato Paiva na corda bamba, Leonardo Jardim volta ao 2.º lugar
Em terras de Vera Cruz, há portugueses a sorrir, tal como em 1500 (quando os navegadores portugueses chegaram ao que é o Brasil hoje em dia), mas outros estão com a ‘corda no pescoço’.
Leonardo Jardim continua o excelente trabalho no Cruzeiro. A ‘Raposa’ voltou ao segundo posto do Brasileirão, ao vencer o Internacional na 21.ª ronda da prova: soma 41 pontos, está a dois do Flamengo que tem menos dois jogos, e com mais dois que o Palmeiras, de Abel Ferreira, que tem três jogos a menos que a ‘Raposa’.
Cédric Soares assistiu na vitória (2-0) do São Paulo diante do Atlético Mineiro, Nuno Moreira foi titular na derrota do Vasco da Gama em casa frente ao Corinthians (2-3).
De mal a pior vai o Fortaleza, de Renato Paiva: perdeu em casa com o Mirassol, num jogo em que desperdiçou um penálti, e é penúltimo com 15 pontos em 20 jogos.
França: sortes diferentes para ‘les portugaises’
Vitórias e derrotas fizeram parte do reportório dos portugueses em França, na 2.ª ronda da Ligue 1. A armada do Paris Saint-Germain cumpriu (1-0) diante do Angers, com Vitinha e Nuno Mendes durante os 90 minutos, João Neves e Gonçalo Ramos a partir 66 minutos.
O Lyon, treinado por Paulo Fonseca, venceu o Metz por 3-0 e lidera a par do PSG. O Lille, com Félix Correia, no onze, bateu o Mónaco por 1-0.
O Nantes do técnico Luís Castro, voltou a perder pela margem mínima diante do Estrasburgo, tal como aconteceu na primeira ronda. Anthony Lopes foi titular na baliza do Nantes, equipa sem pontos e sem qualquer golo marcado. Os lusos Rafael Luís e o luso-belga Diego Moreira foram lançado no segundo tempo no Estrasburgo.
Itália: ex-portistas sorriem, Leão continua com ‘fome’
Em Itália, a Juventus, com Francisco Conceição titular e João Mário a entrar no 2.º tempo, venceu o Parma por 2-0, no arranque do campeonato.
A mesma sorte não teve o AC Milan de Rafael Leão: sem o craque português (lesionado), os milaneses foram batidos em casa pelo recém promovido Cremonese.
A Lázio, com Nuno Tavares no onze, perdeu em casa do Como por 2-0. O Lecce, com Danilo Veiga e Tiago Gabriel titulares, empatou na receção ao Génova de Vitinha (entrou aos 87 minutos).
Espanha: Renato Veiga goleia, Neto e Silva com bom resultado em Madrid
Renato Veiga chegou, treinou e jogou, na goleada do Villarreal diante do Girona por 5-0. Gonçalo Guedes entrou no segundo tempo no empate (2-2) da Real Sociedade na receção ao Espanyol.
O Valência, com André Almeida a não sair do banco (Thierry Correia está lesionado), perdeu em casa do Osasuna.
Martim Neto e André Silva foram lançados no segundo tempo, no empate do Elche no terreno do Atlético Madrid.
Outras Ligas
O Fenerbahçe, de José Mourinho, venceu na 3.ª jornada da Liga turca, antes da deslocação à Luz onde discute com o Benfica um lugar na fase liga da Champions.
Na Grécia, o Olympiakos, com Chiquinho e Costinha no onze e Diogo Nascimento e Gelson Martins no segundo tempo, venceu o Asteras Tripolis no arranque da Liga. O Panathinaikos, de Rui Vitória, viu o seu jogo ser adiado.