Antevisão Arménia-Portugal: À redescoberta das Américas

A primeira nau portuguesa rumo à redescoberta da América será lançada em Erevan, a 5800 quilómetros de Lisboa. A partir das 17h00, hora de Portugal continental, a seleção portuguesa de futebol tentará entrar com o pé direito diante da Arménia no apuramento rumo ao Mundial 2026, que se realiza no ano que vem no México, EUA e Canadá.

Ainda a fazer o luto pela morte de Diogo Jota, os jogadores e equipa técnica tudo farão para dedicar o primeiro triunfo após conquista da Liga das Nações ao malogrado avançado luso, que perdeu a vida a 03 de julho, ao lado do irmão, num acidente de viação em Espanha.

Sem Diogo Dalot, dispensado devido a problemas musculares, Roberto Martinez terá de fazer uma boa gestão do grupo já que, 72 horas depois, entra em campo em Budapeste diante da Hungria, o segundo adversário neste Grupo F do apuramento europeu ao Campeonato do Mundo. A Irlanda é a outra seleção do agrupamento.

É provável que João Cancelo seja o lateral direito, embora não seja de destacar João Neves nessa posição. No entanto, o mais é certo é Roberto Martinez apostar no jogador do Al Hilal da Arábia Saudita, num jogo onde deverá estar muito tempo no ataque.

As dúvidas residem no meio-campo, se o selecionador irá optar por Ruben Neves no vértice mais recuado, num jogo onde Portugal terá muita bola, ou se em João Palhinha. O próprio João Neves poderá aparecer nessa zona ao lado de Vitinha, seu colega de equipa no PSG, com Bruno Fernandes e Bernardo Silva no apoio a João Félix e Cristiano Ronaldo.

Sem Henrikh Mkhitaryan, que se retirou do futebol internacional, a Arménia nunca ficou perto de se apurar para uma grande prova de futebol. Mas em casa contará com o apoio de 15 mil adeptos no Vazgen Sargsyan Republican Stadium para tentar entrar nas ‘bocas’ do Mundo. Tudo o que não seja vitória de Portugal, será grande notícia para os arménios.

Momento de forma: Portugal anda de luto, Arménia inaugura novo capítulo

Portugal é uma das seleções europeias que só agora entra em campo neste apuramento para o Mundial, após a final-four da Liga das Nações, ganha pela seleção lusa em solo germânico.

Nessa prova, Portugal venceu a Alemanha por 2-1 nas meias-finais e a Espanha por 5-3 nas grandes penalidades (2-2 no tempo regulamentar) para conquistar a prova pela segunda vez, após ter vencido a primeira edição, em Portugal.

Antes a Seleção Nacional tinha afastado a Dinamarca nos ‘quartos’ da prova, com um 5-2 em casa, após prolongamento, isso depois de ter perdido fora por 1-0.

Os arménios estão entusiasmados, depois de terem escolhido Eghishe Melikyan para selecionador. O técnico de 46 anos, um homem da casa, mostrou trabalho nos cinco anos que esteve à frente do Pyunik, com três ligas da Arménia e uma Taça.

A Arménia ainda não venceu neste 2025. Empatou 2-2 com o Montenegro e perdeu com o Kosovo por 5-2, ambos em junho, em dois jogos de preparação. Antes, tinha perdido 3-6 e 0-3 com a Geórgia, no play-off manutenção/promoção ao Grupo B/C da Liga das Nações.

Histórico: vencer em Ereven tem sido difícil

Vencer em Erevan não tem sido fácil para Portugal. Portugal nunca perdeu com os Arménios em jogos oficiais. Soma quatro vitórias, todas em Portugal, e dois empates, ambos na Arménia. O único triunfo luso em solo arménio teve a fantástica contribuição de Cristiano Ronaldo.

No apuramento para o Euro 2016, ganho por Portugal em França, o avançado fez um hat-trick na vitória por 3-2, numa seleção lusa que era treinada por Fernando Santos. Nesse jogo, Portugal jogou com menos um graças a expulsão de Tiago aos 62 minutos.

A primeira vez que estas duas seleções se cruzaram a nível oficial, foi no apuramento (falhado) para o Mundial de 1998, em França. Portugal não foi além de um nulo fora de portas, mas depois venceu em casa por 3-1.

O segundo empate em solo arménio chegou 10 anos depois na qualificação para o Euro 2008. Cristiano Ronaldo anulou, aos 37 minutos, o golo madrugador de Robert Arzumanyan (12 minutos), mas depois ninguém marcou. Portugal terminaria em 2.º no grupo, com menos um ponto que a Polónia, num apuramento onde venceu a Arménia em casa apenas por 1-0.

O que disse os selecionadores

Roberto Martines (Portugal):  “Sabemos que historicamente jogos com Arménia têm sido muito competitivos, é isso que espero. Eles estão num novo capítulo, um novo selecionador, podem utilizar várias variantes táticas. Do que conhecemos, da qualidade dos jogadores, o respeito, o fator emotivo será mais do que importante, a importância de jogar em casa para Arménia… temos de igualar essa intensidade, a pressão após perda”

Yeghishe Melikyan (Arménia): “Portugal é muito forte, mas isso não significa que a Arménia não possa ganhar ou lutar pelos pontos. Somos ambiciosos. Não há equipas perfeitas. Portugal também tem os seus pontos menos fortes e é isso que temo de aproveitar”

O Arménia-Portugal está marcado para as 20h00 locais (17h00 em Lisboa) e terá arbitragem do inglês Anthony Taylor, um árbitro de má memória para as cores nacionais.

Artigos Relacionados