Vuelta: Pellizzari vence no Alto de El Morredero. João Almeida perde dois segundos para Vingegaard

Giulio Pellizzari foi o vencedor da 17ª etapa da Volta a Espanha. O ciclista da equipa Red Bull foi o mais rápido a percorrer os 143 quilómetros que ligaram Barco de Valdeorras ao Alto de El Morredero.

Na geral, Jonas Vingegaard ganhou dois segundos a João Almeida, em vésperas do contra-relógio individual em Valladolid.

– Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt –

A etapa começou com algumas tentativas de fuga, contudo, foi preciso esperar até serem ultrapassados os primeiros 30 quilómetros para que um grupo se conseguisse fixar na frente da corrida, composto por nomes como os de Antonio Tiberi ou Harold Tejada.

Contudo, a fuga nunca teve grande vantagem, ficando sempre perto dos dois minutos de distância. Lá à frente o grupo de 12 ia-se desfazendo, com Tiberi e Tejada a tentarem manter a fuga viva, apesar da perseguição feita pela Visma.

Este cenário mudou à entrada dos últimos 20 quilómetros com a Red Bull e a UAE a saltarem para a frente do pelotão, por forma a conseguirem a melhor aproximação às subidas finais.

Nessa altura os fugitivos foram alcançados e começaram as verdadeiras dificuldades da tirada. Após uma primeira subida, o pelotão, já transformado num pequeno grupo, chegou à subida do alto do Morredero nos últimos 9 quilómetros.

Aí a Visma forçou o ritmo, começando a reduzir o número de elementos do grupo. A seis quilómetros do fim, Jai Hindley atacou, levou Vingegaard, Richitello e Pidcock consigo, deixando João Almeida alguns metros para trás. Contudo, o ciclista português conseguiu recuperar e juntar-se ao grupo da frente, juntamente com Pellizzari.

O muito vento que se fazia sentir nos últimos quilómetros abrandaram o ritmo do grupo e apenas Pellizzari ousou atacar na parte final, tendo apenas a resposta de Richitello, na luta pela camisola da juventude.

Contudo, o italiano da Red Bull conseguiu manter a vantagem, muito por inoperância do grupo dos favoritos, acabando por conquistar a vitória, a sua primeira enquanto profissional.

Tom Pidcock foi segundo classificado, a 16 segundos e Jai Hindley foi terceiro a 18. Jonas Vingegaard foi quarto, terminando ganhando dois segundos a João Almeida.

Artigos Relacionados