A coincidência que une o Inter e o Benfica: Italianos na final da ‘Champions’ têm dado o título às águias

Coincidências há muitas e uma delas une o Inter e o Benfica. Resumindo, sempre que a equipa italiana chegou à final da Liga dos Campeões, o Benfica sagrou-se campeão nacional. Um das variantes já se verificou esta temporada, resta saber o desfecho da Primeira Liga.

O Inter levou a melhor perante o Barcelona nas meias-finais da ‘Champions’, depois de vencer a eliminatória por 7-6. Desta feita, os ‘Nerazzurri’ apuraram-se para mais uma final na prova milionária e as estatísticas agradam ao clube da Luz.

Este é um dado que aumenta a esperança dos adeptos encarnados, que sonham com a conquista do campeonato nacional já no próximo sábado com o dérbi que pode ser decisivo, ou na última jornada da liga frente ao SC Braga.

No fundo, o melhor é verificar o que já aconteceu no passado para perceber em que contornos aconteceu esta coincidência feliz para as águias.

A última final do Inter na competição aconteceu em 2022/23, que culminou com a derrota por 0-1 frente ao Manchester City. Nesse ano, o Benfica foi campeão com a conquista do 38.º título sob comando de Roger Schmidt.

Outro dos acontecimentos remete-nos a 2009/10, ano em que José Mourinho levou o Inter à vitória europeia e Jorge Jesus orientou o Benfica à glória nacional.

Nos anos 70, o mesmo também se verificou com o Inter a marcar presença na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, enquanto o Benfica venceu o campeonato nacional.

Ainda mais atrás, em 1966/67, os ‘Nerazzurri’ disputaram a final contra o Celtic no Jamor, em Lisboa, tendo perdido por 1-2. Mais uma vez, o Benfica levou a melhor na liga portuguesa.

Em 1964/65, o Inter venceu a competição em Milão, no mesmo ano em que o Benfica conquistou o 14.º título nacional, ficando à frente do FC Porto.

A primeira vez que esta coincidência aconteceu foi na temporada 1963/64. Nessa época, o Inter conquistou pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus e o Benfica sagrou-se campeão nacional.

Com todos estes factos, a coincidência parece que já se tornou um hábito, mas é preciso esperar para ver o que acontece em Portugal. Este sábado, as águias podem sagrar-se campeãs em caso de vitória por dois ou mais golos, ou então perder o título para os leões. Ainda assim, existe a possibilidade de a decisão ser levada para a última jornada e só aí se percebe se a coincidência tomou conta do destino dos encarnados ou se será quebrado pelos verdes e brancos.

Artigos Relacionados