Apuramento para o Mundial 2026: São 54 naus europeias à partida, mas apenas 16 poderão redescobrir a América

Recomeça esta quinta-feira a fase de apuramento europeu para o Campeonato do Mundo 2026. Se seis dos doze grupos já começaram a lutar pela sua vaga, a outra metade (onde se insere Portugal) dá agora início à campanha de qualificação.

Ao todo, são 54 as seleções nacionais europeias que disputam entre si as doze vagas diretas, ou as seis do ‘playoff’, que dão acesso ao Mundial, que se irá realizar nos Estados Unidos, México e Canadá.

Dos doze grupos, seis são compostos por quatro equipas cada, enquanto que as outras seis albergam cinco seleções, sendo que estas já começaram a campanha, tendo algumas equipas já disputado quatro jornadas.

Os vencedores dos respetivos grupos garantem automaticamente um lugar na fase final do Campeonato do Mundo. Já os segundos classificados dos grupos, irão juntar-se as quatro melhores equipas do ranking da Liga das Nações que não asseguraram lugar de apuramento.

Fotos: Vejas as equipas já qualificadas para o Mundial 2026

Ao todo serão duas rondas de ‘playoff’ que irão determinar as restantes seleções europeias que estarão presentes no Mundial.

A fase de apuramento europeia arrancou no dia 21 de março, envolvendo os grupos de cinco seleções, estendendo-se agora em setembro aos grupos compostos por quatro equipas.

A última jornada está marcada para os dias 16,17 e 18 de novembro, sendo que o sorteio da fase final do Campeonato do Mundo realizar-se-á no dia 5 de dezembro, em Washington.

No grupo F está Portugal; a seleção nacional arranca este sábado diante da Arménia, em Yerevan, seguindo-se a deslocação a Budapeste para defrontar a Hungria na terça-feira.

Para o dia 11 de outubro está reservado o embate da equipa portuguesa com a República da Irlanda no Estádio de Alvalade, seguindo-se a receção à Hungria, também em Alvalade, no dia 14.

Finalmente no dia 13 de novembro, a equipa das quinas joga em Dublin com a República da Irlanda, e termina a fase de apuramento em casa com a Arménia.

Artigos Relacionados