Athletic Bilbao-Manchester United: Bascos querem o primeiro troféu europeu, United quer a ‘Champions’

Athletic Bilbao e Manchester United iniciam esta quinta-feira a luta por um lugar na final da Liga Europa, a realizar no dia 21 de maio, precisamente no estádio do clube basco.

Os leões de San Mamés procuram a conquista da sua primeira Liga Europa, isto depois de terem chegado à final da prova por duas ocasiões, em 1977 contra a Juventus e em 2012 diante do Atlético de Madrid, saindo derrotado de ambos os encontros.

Já o Manchester United olha para esta competição, não tanto com o objetivo de levantar o troféu, mas antes de garantir a presença na próxima edição da Liga dos Campeões, uma vez que a classificação no campeonato coloca a equipa muito longe dessas posições.

Os ‘red devils’ já venceram a Liga Europa, em 2017, curiosamente também com um treinador português ao leme; nessa época, José Mourinho levou a equipa inglesa à conquista da prova após vitória sobre os neerlandeses do Ajax.

Percurso na Liga Europa

Quer Athletic, quer Manchester United evitaram o ‘playoff’ de apuramento para os oitavos de final. Os espanhóis terminaram a fase regular no segundo lugar com 19 pontos, os mesmos da Lazio, enquanto que os ingleses foram terceiros classificados com 18.

Nos oitavos, a equipa de Bilbao teve de se aplicar para conseguir eliminar a AS Roma, conseguindo anular a derrota por 2-1 sofrida em Itália com uma vitória por 3-1 no seu reduto.

Tarefa mais simples teve o Manchester United que, após empatar com a Real Sociedad em Espanha, goleou a formação basca em Old Trafford por 4-1, jogo onde Bruno Fernandes foi figura ao apontar um ‘hat-trick’.

Nos quartos de final os leões de San Mamés voltaram a recorrer ao fator ‘casa’ para eliminar o Rangers, vencendo os escoceses por 2-0, após um nulo no jogo da primeira mão em Glasgow.

Já o Manchester United teve de correr e sofrer muito para conseguir levar a melhor sobre o Olympique Lyon. Depois do empate a dois em França, a segunda-mão em Manchester trouxe um dos jogos mais emocionantes da temporada, onde os ‘red devils’ acabaram por vencer por 5-4, carimbando assim passagem para as meias-finais.

Momento de forma

As duas equipas chegam a esta partida em momentos de forma diferentes. O Athletic encontra-se atualmente no quarto lugar do campeonato espanhol, posição que garante presença na Liga dos Campeões, e ainda com possibilidade de chegar ao pódio, quando faltam ainda cinco jornadas para o final.

Nos últimos dez jogos, os bascos somam cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, somada diante do Real Madrid.

Já o momento do Manchester United é bem diferente. A quatro jornadas de terminar um campeonato, no melhor dos casos, sofrível, os ‘red devils’ ocupam um inédito 14º lugar, mais perto da zona de despromoção do que dos lugares europeus.

Os comandados de Ruben Amorim somam apenas três vitórias nos últimos dez jogos, contabilizando ainda quatro empates e ainda três derrotas.

Histórico de confrontos

As duas equipas já se encontraram por quatro vezes em jogos das competições europeias. Desses quatro embates resultaram três vitórias dos bascos, contra apenas uma dos ingleses, não tendo havido qualquer empate.

O único triunfo do United deu-se na temporada 1956/57. Na segunda-mão dos quartos de final da antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus, os ‘red devils’, comandados pelo mítico Matt Busby, venceram o Athletic por 3-0, virando assim a eliminatória, isto após terem perdido no País Basco por 5-3.

Já o Athletic levou a melhor aquando da última vez que defrontou o Manchester United. Em 2011/2012, os bascos defrontaram o United nos oitavos de final da Liga Europa, tendo vencido os dois jogos da eliminatória.

Em Old Trafford, a equipa comandada por Marcelo Bielsa bateu o United de Ferguson por 2-3, repetindo o triunfo, agora em casa, mas por 2-1.

Artigos Relacionados