O Atlético de Madrid confirmou hoje o terceiro lugar na Liga espanhola de futebol, ao vencer em casa o Betis (4-1) na 37.ª e penúltima jornada, enquanto o Villarreal ‘agarrou’ o quinto, último de acesso à Liga dos Campeões.
O argentino Julian Álvarez ‘bisou’ na partida, que teve ainda golos de Griezmann e de Correa, que está de saída do clube, para confirmar o último lugar do pódio à falta de um jogo, enquanto para o conjunto de Sevilha um remate acrobático de Fornals não bastou para se manterem na luta pela ‘Champions’.
Com William Carvalho em campo a partir dos 82 minutos, os ‘béticos’ já não saem do sexto lugar, de acesso à Liga Europa, com 59 pontos, enquanto os ‘colchoneros’ somam 73, mais três do que o Athletic Bilbau, quarto, e que venceram nos dois últimos encontros, o que é fator de desempate.
Os bascos, de resto, foram vencer a casa do Valência, por 1-0, mas já não saem do quarto posto, com os valencianos, com André Almeida titular, ‘tranquilos’ em 12.º.
Pelo meio, o Villarreal confirmou o quinto posto, com 59 pontos, ao vencer em casa do campeão FC Barcelona, por 3-2, tendo começado a vencer, consentido a reviravolta e depois aplicando nova ‘virada’.
Se os campeões, em descompressão, se mantiveram nos 85 pontos, os ‘cerámicos’ chegaram aos 67 pontos e, aliados ao desaire do Betis, confirmaram o regresso à ‘Champions’.
Ainda assim, o primeiro jogo em casa permitiu aos adeptos ‘culé’ celebrar o título e os seus heróis, um a um, depois de confirmada a conquista de La Liga a meio da semana, com um palco no centro do relvado e uma multidão em euforia nas bancadas.
Agora a quatro pontos dos líderes, o Real Madrid pouco festejou a vitória, em casa do Sevilha, com golos de Mbappé, que agora fica a um golo de superar Viktor Gyökeres, do Sporting, na luta pela Bota de Ouro para o melhor marcador da Europa, e Bellingham.
Os sevilhanos, que aos 46 já jogavam com nove jogadores após duas expulsões, somam 41 pontos, estando a salvo da despromoção, ao contrário do Espanyol, que perdeu e viu o Leganés ganhar fôlego.
O Rayo Vallecano foi a casa do Celta de Vigo vencer por 2-1, depois de ter estado a perder desde os 10 minutos, e manteve acesa a luta pela última vaga na Liga Europa, na posse do Celta, sétimo, ficando agora a um ponto do rival no oitavo lugar, que dá acesso à Liga Conferência.
O triunfo do Osasuna por 2-0, que os mantém em nono e na luta pela Europa, deixa os catalães expostos à descida, com 39 pontos, mais dois do que o Leganés, que venceu por 1-0 o já despromovido Las Palmas, em que Dário Essugo foi titular.
Já sem nada por que jogar, a Real Sociedad, agora 11.ª com 46 pontos, venceu por 3-2 o Girona, 15.º com 41, enquanto o Getafe, com Domingos Duarte no eixo da defesa, bateu o Maiorca, com Samu Costa no ‘onze’, por 2-1.
O campeonato fecha no próximo fim de semana, com as últimas duas vagas europeias em cima da mesa, para Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Osasuna, e quem acompanha Las Palmas e o lanterna-vermelha Valladolid na descida, se Leganés ou Espanyol.