AVS vence Vizela e fica perto de garantir a manutenção na I Liga

O AVS está muito perto de garantir um lugar na I Liga 2025/26. A equipa treinada por José Mota venceu o Vizela em casa por 3-0, na 1.ª mão do play-off de manutenção/promoção. Os vizelenses precisam de um milagre em casa para subir de divisão.

O AVS fez valer o factor-casa para ganhar uma bela vantagem, que lhe permite encarar o segundo jogo com outra tranquilidade. Perante os seus adeptos, a equipa de José Mota dispôs das melhores oportunidades no 1.º tempo, apesar do 0-0 ao intervalo.

Depois de um livre do cabo-verdiano Yannick Semedo que o guarda-redes Simão Bertelli não conseguiu agarrar (valeu Fernando Fonseca a afastar), aos oito minutos, a equipa avense tomou conta da partida. O também cabo-verdiano Zé Luís ameaçou aos 11, de cabeça.

Aos 31, Morro evitou o golo de Piazon, e aos 33 foi John Mercado a ficar perto do golo, após uma má saída dos postes de Morro, a canto de Piazon.

A primeira parte terminou com dois lances de golo em cada uma das balizas: aos 39, um livre de Piazon foi ter com Teixeira, o remate sofreu um desvio e quase traía Morro. Aos 44, contra-ataque do Vizela, Diogo Nascimento a lançar Loppy que cruzou ao segundo poste para um remate por cima, de Vilvado Semedo.

Já com José Mota expulso com vermelho direto no primeiro tempo, o AVS resolveu a contenda em pouco tempo.

O primeiro golo nasceu aos 62 minutos, numa grande penalidade convertida por Gustavo Assunção. O lance nasce de uma falta de João Reis sobre Zé Luís na área do Vizela, no entendimento do árbitro Gustavo Correia.

Cinco minutos depois, o 2-0. Lançamento lateral de Fernando Fonseca, passe para a velocidade de Tunde que entrou na área e rematou para o 2-0.

Aos 70 minutos, 3-0 para o AVS. Rafa Rodrigues não desistiu na esquerda, meteu na área para Tunde que ganhou a frente a Rodrigo Ramos para o bis na partida, o 3-0 para os da casa.

O Vizela tentou reduzir e teve oportunidades para isso. Nos descontos, Morschel bateu um livre que levava selo de golo, mas Simão Bertelli desviou com a ponta dos dedos para a barra.

O Vizela não perdia um jogo oficial desde dezembro de 2024.

Artigos Relacionados