Ben Turner conquista em Voiron a primeira vitória numa grande Volta; Gaudu sobe à liderança da Vuelta

Chamado à última hora para reforçar a INEOS, o britânico Ben Turner viveu esta terça-feira o maior momento da carreira ao vencer a 4.ª etapa da Volta a Espanha, 206,7 quilómetros entre Susa (Itália) e Voiron (França), em 4h50m14s. Foi a sua primeira vitória numa grande Volta.

Num final atribulado, marcado por curvas apertadas e muito mobiliário urbano, Turner beneficiou da colocação feita por Michal Kwiatkowski e bateu ao sprint nomes como Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), Edward Planckaert e Ethan Vernon, que completaram o top-4.

“É um sentimento incrível. Fiquei devastado no primeiro sprint, por a minha corrente ter saltado, mas acreditei em mim hoje. Senti-me bem o dia todo. O que os rapazes fizeram, e o ‘Kwiato’ em especial, foi fantástico”, disse Turner, de 25 anos.

Na classificação geral, o dia foi de festa para David Gaudu (Groupama-FDJ). O francês, 25.º classificado na etapa, chegou 17 lugares à frente de Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) e, pela primeira vez, vestiu a camisola vermelha de líder numa grande Volta.

“Senti uma grande emoção no pódio, foi a sensação mais incrível da minha carreira. Depois das más recordações do Giro e de não ter podido estar no Tour, agora chegam momentos especiais”, afirmou Gaudu, que tem o mesmo tempo de Vingegaard e oito segundos de vantagem sobre Giulio Ciccone (Lidl-Trek).

O português João Almeida (UAE Emirates) manteve o 11.º lugar da geral, a 16 segundos do líder, enquanto Ivo Oliveira foi 40.º na etapa e subiu ao 122.º posto.

Na quarta-feira, a Vuelta entra finalmente em Espanha com um contrarrelógio coletivo de 24,1 km em Figueres (Catalunha), que pode mexer na luta pela camisola vermelha, sobretudo para Groupama-FDJ e Visma, que partem com menos um ciclista.

Artigos Relacionados