A candidatura de João Noronha Lopes às eleições do Benfica reagiu esta terça-feira às críticas lançadas por alguns concorrentes à sua posição sobre a utilização do voto eletrónico.
Em comunicado publicado nas redes sociais, Noronha Lopes afirma que os novos estatutos do clube da Luz impedem que o voto eletrónico seja feito em urna fechada.
Para além disso, o candidato afirma-se surpreendido “por algumas posições públicas de outras candidaturas sobre esta matéria quando ontem, durante a reunião, nenhuma delas apresentou forma concreta de compatibilizar o voto eletrónico à distância com o requisito estatutário do depósito do voto em urna fechada”.
O empresário explica que “os novos Estatutos determinam que o voto contado, mesmo eletrónico, é o depositado em urna fechada. Delegar num terceiro o depósito de um recibo que o sócio não verificou fere obviamente os Estatutos e qualquer prática eleitoral credível — algo inexistente no mundo por razões óbvias. Esta não é, como tal, uma solução técnica adequada, opinião que expressámos respeitosamente durante a reunião e que a MAG registou.”