Benfica quer coroar-se pela 6.ª vez na Eusébio Cup, enquanto José Mourinho quer levar mais uma para casa

O Benfica quer voltar a coroar-se rei da Eusébio Cup, depois de a ter vencido na temporada passada. Os encarnados vão defrontar o Fenerbahçe, de José Mourinho, este sábado a partir das 20 horas.

Esta será a 13.ª vez que o Estádio da Luz recebe a prova, criada em 2008, para homenagear a lenda dos encarnados: Eusébio.

Dos 12 jogos já realizados, o Benfica conquistou cinco vezes a Taça Eusébio. A primeira vez que as águias levantaram o galardão foi na 2.ª edição (2009), diante do Milan, após vencerem por 5-4 nas grandes penalidades.

Ao fim de dois anos, em 2011, os encarnados triunfaram por 2-1 contra o Arsenal com golos de Pablo Aimar e Nolito. No ano seguinte, o Benfica conseguiu o ‘bi’ com uma goleada frente ao Real Madrid (5-2), na altura liderado por José Mourinho.

Seguiu-se uma seca de cinco temporadas sem vencer a prova, retomando as vitórias em 2022 frente ao Newcastle (3-2). Na temporada passada, o Benfica voltou a vencer com uma goleada por 5-0 contra o Feyenoord. Prestianni, Pavlidis, Beste e Arthur Cabral assinalaram os nomes na lista de marcadores.

O que mudou no Benfica desde a edição anterior?

Muita coisa mudou desde a última edição (2024), desde logo com a mudança de treinador. Roger Schmidt orientou os encarnados na última conquista, mas viria a sair passado um mês. Bruno Lage irá fazer a sua estreia no torneio.

Para além da liderança, vários jogadores saíram e outros tantos entraram. Morato, Jan-Niklas beste, João Mário, André Gomes, Adrian Bajrami, Álvaro Carreras, David Neres, Ángel Di María, Marcos Leonardo e Arthur Cabral são as baixas a assinalar.

Em contrapartida, Amar Dedic, Rafael Obrador, Enzo Barrenechea e Richard Ríos são os reforços deste defeso que poderão apresentar-se aos adeptos. Também Akturkoglu, Bruma, Samuel Dahl e Manu Silva vão estrear-se na Eusébio Cup.

José Mourinho e o regresso à Luz

Este jogo vai ficar marcado pelo regresso de José Mourinho à Luz. Esta será a terceira vez que o treinador setubalense vai marcar presença no torneio de pré-época, contando com um saldo de uma vitória e uma derrota.

José Mourinho conquistou a primeira Eusébio Cup, ao serviço do Inter (2008) depois de uma disputa por grandes penalidades. Esta semana, o técnico revelou que tem em sua casa a primeira Taça Eusébio, tendo-a recebido pelas mãos da lenda encarnada: “Para o Inter era só uma taça de pré-época, para mim era a taça do Rei”.

Mais tarde, em 2012, José Mourinho voltou a disputar a Taça, desta vez no comando técnico do Real Madrid. O resultado sorriu aos encarnados, que venceram os merengues com uma goleada por 5-2. Javi García, Axel Witsel, Enzo Pérez e Carlos Martins faturaram para o Benfica, enquanto José María Callejón bisou para os espanhóis.

Esta temporada, o treinador luso volta a ter a oportunidade de somar mais uma no seu currículo, ao serviço de outra equipa: Fenerbahçe. A equipa turca vai disputar pela primeira vez a Eusébio Cup, naquele que será mais um jogo de pré-temporada.

Nos três particulares já disputados, os turcos contam com um registo imaculado, depois de terem vencido contra o Portimonense (1-2), UD Leiria (0-2) e Al-Ittihad (0-4).

O Benfica e Fenerbahçe defrontaram-se em seis partidas e o saldo é favorável às águias. Os encarnados triunfaram em três ocasiões, ao passo que o emblema turco venceu noutras duas vezes. O restante jogo terminou empatado a um golo, na última vez que defrontaram (Liga dos Campeões 2018/19).

Para além disso, um dado curioso é o de que as duas equipas vão estar frente a frente no jogo que antecede os encontros da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. As águias vão defrontar o Nice e o Fenerbahçe vai enfrentar o Feyenoord.

Artigos Relacionados