O reencontro de Renato Paiva com o Botafogo, equipa que orientou entre fevereiro e junho deste ano, acabou em pesadelo. Na madrugada de sábado para domingo, o Fortaleza foi goleado por 0-5, no Estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo (Castelão), num jogo que ficou condicionado logo aos seis minutos, quando Gustavo Mancha foi expulso por entrada dura sobre Danilo.
Com os anfitriões reduzidos a dez desde cedo, o Botafogo não desperdiçou a vantagem numérica. Marçal, ex-Torreense, Nacional e Benfica, abriu o marcador aos 14 minutos e, já no arranque da segunda parte, bisou. Pelo meio, Arthur Cabral, também com passagem pelo Benfica, fez o 0-2 nos descontos da primeira parte. David Ricardo (53’) e Matheus Martins (90+3’) fecharam as contas, numa noite em que Alex Telles, ex-FC Porto, brilhou com duas assistências.
A vitória coloca o Botafogo no quinto lugar do Brasileirão, com 29 pontos, ultrapassando Mirassol e igualando São Paulo. O Fortaleza segue em zona de despromoção, com 15 pontos, a três da salvação.
Este domingo, a armada lusa volta a entrar em ação no Brasil. Abel Ferreira (Palmeiras) recebe o Ceará, Nuno Moreira (Vasco da Gama) defronta o Atlético Mineiro e Leonardo Jardim (Cruzeiro) enfrenta o Santos, num duelo para manter pressão sobre o líder Flamengo.