Mens sana in corpore sano já dizia o poeta romano Juvenal na sua Décima Sátira, defendendo o equilíbrio entre a saúde física e mental.
Tal como a maioria das obras físicas e filosóficas romanas, a expressão mostrou-se resistente à passagem do tempo, sendo hoje considerada uma insofismável e que chama à antenção para a necessidade da manutenção e exercício cerebral.
De acordo com a Associação norte-americana de luta contra a doença de Alzheimer, existem vários hábitos que podemos e devemos adotar para manter o nosso bem-estar mental:
Desafie a sua mente
Neste caso apela-se à curiosidade, dar início a novas atividades, aprender e desenvolver novas capacidades ou experimentar uma vertente mais artística. Colocar novos desafios ao seu cérebro poderá trazer benefícios a médio-longo prazo.
Educação
Segundo a Associação norte-americana de luta contra a doença de Alzheimer, a continuidade no processo de aprendizagem reduz os riscos de demência e e declínio cognitivo.
Assim, encoraja-se os mais jovens a levarem o seu trajeto académico até ao limite, e os mais velhos para que não o interrompam, recorrendo a cursos ou aulas dos mais variados quadrantes.
Exercício
Naturalmente, a atividade física tem um papel fundamental no desenvolvimento da saúde mental, mormente atividades que aumentem o batimento cardíaco e o fluxo sanguíneo para o seu cérebro.
Proteger a cabeça
Desenvolver o cérebro passa também por protegê-lo. Ações tão simples como utilização de capacetes ou cintos de segurança, assim como outras atitudes profiláticas aquando da atividade desportiva, ajudam a evitar eventuais lesões, especialmente em pessoas mais velhas.
Não fumar
A mesma associação avança que parar de fumar pode reduzir os riscos de declínio cognitivo para níveis idênticos a de pessoas que não fumam.
Controlar pressão arterial
A redução da pressão arterial pode ser alcançada através de medicação, assim como de uma alimentação equilibrada e atividade física.
Alimentação saudável
O declínio cognitivo pode também ser mitigado através de uma melhor alimentação. Tal pressupõe a ingestão de mais vegetais, carnes e proteínas magras, evitando ao máximo comida processada ou com alto teor de gordura.
Boas noites de sono
Sono de qualidade é essencial para a saúde cerebral. Evite ecrãs antes de ir dormir e faça com que a sua área de sono seja a mais confortável possível. Evite ao máximo disrupções no sono