O ciclista português Lucas Lopes entrou hoje no top 20 da geral do Grande Prémio das Nações, após ter sido 12.º na terceira etapa da prestigiada prova de sub-23 a decorrer na Polónia.
Lopes chegou num grupo a 59 segundos do vencedor, o dinamarquês Tobias Sverre, que completou a tirada em 03:22:19 horas. O segundo foi o esloveno Erazem Valjavec, a dois segundos, e o polaco Mateusz Gajdulewicz fechou o pódio da tirada, a sete.
Num dia exigente, com várias subidas duras, uma fuga com sete corredores formou-se nos primeiros quilómetros, mas a corrida continuou agitada, com vários ataques, e foi já na reta final, quando o dinamarquês Tobias Sverre atacou junto ao austríaco Marco Schrrettl, que tudo começou a ficar decidido.
O dinamarquês desenvencilhou-se da concorrência para ser o primeiro na meta no Hotel Arlamów, no final dos 138,6 quilómetros desde Ustrzyki Dolne, mas foi Schrrettl quem assumiu a liderança da geral.
“Hoje, o Lucas já esteve mais ao nível em que achamos que pode estar. Espero que amanhã [no sábado] volte a fazer uma boa etapa. Hoje correu bem. Tanto o Lucas como o Duarte [Domingues] podem chegar mais à frente na geral”, analisou o selecionador nacional, José Poeira, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Domingues foi 24.º na etapa, a 01.10 minutos do vencedor, enquanto Tiago Santos e João Martins foram, respetivamente, 64.º e 98.º.
Na geral, que Schrrettl comanda com 40 segundos de vantagem sobre o anterior líder, o italiano Ludovico Maria Mellano, e 44 sobre o também transalpino Filippo Turconi, Lucas Lopes é 19.º classificado, a 02.35.
Domingues é 25.º, a 03.06, Tiago Santos é 85.º, a 19.41, e João Martins 101.º, a mais de 22 minutos do líder.
O Grande Prémio das Nações termina no sábado, com a quarta e última etapa a sair de Lesko e a terminar pelo terceiro dia no Hotel Arlamów.