Com a 32.ª jornada da I Liga em andamento, a única certeza é que haverá campeonato até ao último minuto. A três jornadas para o final, está quase tudo por decidir.
Há dois emblemas na luta pelo título, outros dois na luta pelo terceiro posto e quatro pelo 5.º lugar. Na parte de baixo da tabela, sete clubes lutam pela manutenção, embora cinco deles possa decidir a contenda já nesta ronda.
Benfica e Sporting na luta pelo título, Braga e FC Porto pelo último lugar do pódio
A luta pelo título será entre Benfica e Sporting, equipas empatadas na liderança com 75 pontos cada. Nesta ronda, os Leões recebem o Gil Vicente, as Águias jogam no terreno do vizinho Estoril. Já se sabe que Sporting e Benfica ficarão com os lugares de Champions, restando saber quem entra diretamente e quem tem de ir às pré-eliminatórias.
A luta pelo último lugar do pódio será entre SC Braga e FC Porto.
O quinto posto, que dará acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, é disputado por Vitória SC, 5.º com 51 pontos, e Santa Clara, 6.º com 50. Famalicão (44), e Estoril (42) têm hipóteses matemáticas, não deverão chegar ao 5.º lugar.
Os últimos dois conjuntos ficam fora de luta se perderem nesta 32.ª ronda, independentemente do que fizerem açorianos e conquistadores. O Famalicão só se mantém na luta se o Vitória não vencer nesta ronda. Isto porque na última ronda joga no terreno do Santa Clara, portanto, ficará sempre com hipóteses de ultrapassar o emblema de Ponta Delgada.
O Estoril fica fora da luta pelo 5.º posto se o Santa Clara pontuar na ronda 32.
Além dos emblemas que luta pelo 5.º posto, Casa Pia, Moreirense, Rio Ave, Arouca e Nacional já asseguraram a permanência na elite do futebol nacional, o Gil Vicente está perto de o conseguir.
Sete discutem manutenção
A luta pela manutenção está muito equilibrada, com sete equipas envolvidas. Destas, cinco delas têm hipóteses de garantir a permanência já nesta ronda 32.
Rio Ave (33 pontos), Arouca (33), Nacional (33) e Gil Vicente (32) garantem a permanência na Primeira Liga se vencerem os seus jogos. O Rio Ave recebe o Estrela da Amadora, o Nacional joga em casa diante do Vitória SC e o Gil Vicente em Alvalade com o Sporting, um dos candidatos ao título.
Vila-condenses, arouqueses e madeirenses também podem confirmar a manutenção, se empatarem os seus jogos e o AVS não vencer. Um empate também basta aos gilistas para continuar na elite nacional, mesmo que Estrela da Amadora (16.º com 29 pontos) e AVS (17.º com 24 pontos) ganhem os seus jogos.
O Estrela da Amadora é outro emblema que poderá fechar o capítulo da manutenção nesta ronda, mas terá de fazer outras contas. Primeiro, vencer o seu jogo diante do Rio Ave, e depois esperar que o AVS perca. De recordar que na ronda 33 há um Estrela da Amadora-AVS na Reboleira.
Dois podem descer já
Na frenética luta para continuar na divisão maior do nosso futebol, o destino de algumas equipas poderá ficar traçado já nesta 32.ª jornada. São os casos do AVS (16.º com 24 pontos), Boavista (15.º com 21 pontos) e Farense (18.º e último com 21 pontos).
Nesta jornada há um escaldante AVS-Boavista na Vila das Aves que poderá ditar a descida dos axadrezados à Segunda Liga, em caso de derrota. O mesmo destino será reservado ao Farense, se perder em casa com o Famalicão. Nesse cenário, Boavista e Farense continuariam com 21 pontos e o máximo que podiam aspirar seriam os 27 do AVS, mas perderiam no desempate, tanto direto como num minicampeonato a três, com o AVS.
Uma possível vitória do AVS diante do Boavista, além de despromover logo os axadrezados, deixará o clube da Vila das Aves ainda na luta pela manutenção direita, sem necessidade de ir ao play-off.
O Farense ainda poderá manter-se na Primeira Liga, mas o mais certo é ser via play-off de manutenção/descida. Primeiro tem de pontuar diante do Famalicão para se manter na luta.