Começar bem é sinónimo de vitória no campeonato? A resposta é quase sempre sim

Está de volta a liga portuguesa. O bicampeão nacional Sporting inicia a defesa do título em Rio Maior, no embate frente ao Casa Pia. O objetivo dos verdes e brancos passa por vencer e assim arrancar com o pé direito aquela que é a grande pretensão do clube para 25/26: a conquista do tricampeonato.

Se três pontos podem parecer insignificantes, num campeonato jogado a 34 jornadas, percebemos, pelo que tem sido o domínio das principais equipas, que o mais pequeno percalço, frente a equipas que lutam por objetivos bem mais modestos, pode condicionar e de que maneira os objetivos com vista à obtenção do ceptro mais desejado.

Veremos então de forma arrancaram as equipas que viriam a ser campeãs nacionais no início dos seus percursos rumo ao título.

Revelamos-lhe desde já um ‘spoiler’: só por uma vez a equipa que se sagrou campeão nessa temporada não venceu na primeira ronda da prova. Recorde o que passou nas últimas 10 temporadas.

24/25 – Esse campeonato está fresco na memória, mesmo para os mais esquecidos, até porque falamos do ano passado. O caminhada para o ‘bi’ dos leões arrancou com uma vitória caseira do Sporting frente ao Rio Ave (3-1) (bis de Pedro Gonçalves e um tento de Viktor Gyokeres.

23/24Duas vitórias nas primeiras jornadas. Foi este o registo do Benfica de Roger Schmidt no arranque da defesa do título conquistado na temporada anterior. O campeonato não poderia ter começado da pior forma, após uma derrota por 3-2 no Bessa, com os golos de Di María e Rafa de nada a adiantaram. O alemão abandonaria o cargo à quarta jornada face aos maus resultados.  Por outro lado, o Sporting, que se sagraria campeão nacional, recebeu o Vizela no José Alvalade por 3-2, num prelúdio do que viria a acontecer no final da prova.

22/23 – Nada de novo em 22/23, com os favoritos a iniciaram o campeonato com pé direito, falamos claro está, do campeão em título, e do futuro campeão. O campeão FC Porto recebeu e goleou o Marítimo por 5-1 no Dragão, enquanto Schmidt, na sua época de estreia no Benfica, abria o livro para o que seria uma época triunfante após a goleada sobre o Arouca, no estádio da Luz por 4-0.

21/22 – O campeão em título Sporting recebeu e venceu o Santa Clara por 3-0, num sério aviso à concorrência. Contudo, seria o FC Porto a conquistar o campeonato, percurso esse iniciado com um triunfo no Dragão, sobre o Estoril, por 2-0.

20/21 – Parece a mesma cassete, mas foram raras as vezes em que campeão sentiu a pressão do arranque. E isso voltou a não acontecer com o campeão o FC Porto, que iniciou da melhor forma o campeonato, com uma vitória clara sobre o ‘quarto grande’ português, o SC Braga (3-1). Os verdes e brancos, com Ruben Amorim ao comando, e que quebrariam nessa época o longo jejum no que à conquista de campeonatos diz respeito, venceram na primeira jornada o Gil Vicente por 3-1.

19/20 – Agora aí está, uma novidade. O FC Porto que foi campeão em 19/20, iniciou o percurso com uma derrota em Barcelos, frente ao Gil Vicente (2-1). Não era um bom pronúncio, até porque o campeão em título Benfica venceu logo na primeira ronda, e à goleada, ao aplicar ‘chapa cinco’ ao P. Ferreira (5-0). Mas desta feita, isso em nada interferiu, os azuis e brancos haveriam mesmo de conquistar a Liga no final da época.

18/19 – Nessa época, o campeão FC Porto nem quis facilitar, até porque goleou a abrir o Chaves por 5-0. Porém, quem se sagrou campeão foi o Benfica, que também começou a prova de forma assertiva, após ao triunfo frente o V. Guimarães por 3-2.

17/18 – No jogo de estreia, o FC Porto goleou o Estoril por 4-0 e festejaria no final do título. Os encarnados, donos do escudo na braçadeira, venceram o SC Braga por 3-1 no primeiro teste no regresso à competição caseira.

16/17 – Nessa temporada, o Benfica que vivia um período hegemónico no futebol português, viria a confirmar o inédito tetra nesse ano, num percurso que se iniciou precisamente com uma vitória fora de portas. 2-0 foi o resultado sobre o Tondela.

15/16 – Há 10 temporadas atrás o já bicampeão Benfica arrancou da melhor forma o campeonato, com um triunfo claro sobre o Estoril, num goleada por 4-0.

Artigos Relacionados