Desporto português em grande nos últimos dias: ouros, pratas e bronzes em europeus e mundiais e campeões a tremer perante Portugal

Portugal viu o seu nome entrar na agenda desportiva internacional, com feitos alcançados em várias modalidades coletivas e individuais nos últimos dias. Do ciclismo ao basquetebol, do hóquei em patins à canoagem, passando pelo futebol, surf, patinagem artística, o desporto nacional vive momentos de glória, com a conquista de títulos europeus e mundiais e outros resultados de grande impacto internacional.

Hóquei em Patins

O que parecia impossível, após a fase de grupos, tornou-se numa realidade: Portugal sagrou-se campeão europeu de hóquei em patins pela 22.ª vez, ao derrotar a França na final por 4-1.

A seleção lusa, que perdeu todos os jogos da fase de grupos (Espanha, Itália e França), eliminou Andorra nos ‘quartos’ e Espanha nas ‘meias’ para fazer a festa em Matosinhos.

$$caption$$

Ciclismo

A nível individual foi João Almeida quem mais deu nas vistas, ao conquistar a etapa rainha da Volta a Espanha em Bicicleta. O ciclista português da UAE Emirates venceu na subida ao mítico Angliru na 13.ª etapa e reduziu distância para o líder Vingegaard, que é agora de 48 segundos, quando faltam seis etapas para o final da prova.

$$caption-2$$

Basquetebol

A seleção nacional de basquetebol despediu-se do europeu da categoria, caindo de pé perante a campeã mundial Alemanha. Neemias Queta e companhia deram luta aos alemães, foram para o intervalo a vencer por um ponto, mas acabaram derrotados por 85-58, depois de um grande último período da seleção campeã do Mundo.

Neemias ficou a 18 pontos de se tornar no melhor marcador português de sempre em Europeus de basquetebol. O jogador dos Boston Celtics, da NBA, fez 93 pontos na prova, à média de 15,5 por encontro.

$$caption-3$$

Canoagem

Na canoagem, José Ramalho e Fernando Pimenta, atuais campeões da Europa, sagraram-se tetracampeões do Mundo de K2 maratonas, em Gyor, na Hungria.

Pimenta já se tinha sagrado campeão do Mundo de maratonas na final da ‘short race‘ (3,6km) no mesmo Mundial, numa corrida em que José Ramalho foi terceiro e ficou com a medalha de bronze.

Em C2, Rui Lacerda e Ricardo Coelho também foram campeões do Mundo, eles que também são campeões da Europa. Leonardo Barbosa foi vice-campeão do Mundo em C1 júnior.

No remo, Afonso Santos, Diogo Gonçalves, Pedro Rodrigues e Tomás Neves conquistaram a medalha de prata na prova de Quadruple Sculls no Campeonato da Europa Sub-23 de Remo, em Racice, na Chéquia.

$$caption-4$$

Patinagem artística

A patinagem artística voltou a elevar o nome de Portugal lá fora. Rita Azinheira conquistou a medalha de ouro na prova de patinagem livre júnior do Europeu, enquanto Martim Rodrigues levou a medalha de prata no escalão masculino júnior.

Antes, a também portuguesa Madalena Costa tinha-se sagrado campeã da Europa de patinagem livre mas em séniores, no campeonato que decorreu em Trieste, Itália, apesar de ainda ter idade júnior.

Já João Pedro Cruz foi 3.º em Patinagem Livre no Campeonato da Europa e conquistou a medalha de bronze.

$$caption-5$$

Outras modalidades

No taekwondo, destaque para o 3.º lugar conquistado por Kiara Barroso no torneio da categoria -46 kg do Open da Suíça de taekwondo, que decorreu na cidade de St. Gallen.

No surf, Maria Salgado conquistou a Wild Atlantic Way Junior Pro, 3.ª etapa do circuito europeu da WSL, na Irlanda. João Mendonça foi 3.ª na final masculina júnior.

Na Taça do Mundo de Paratriatlo, em Alhandra, brilhou o português Filipe Marques, com a conquista da medalha de bronze.

$$caption-6$$

Futebol

No futebol, a seleção nacional A arrancou da melhor forma o apuramento para o Mundial 2026, ao golear fora a Arménia por 5-0.

Já os sub-21 também começaram da melhor forma o apuramento para o Europeu da categoria que decorre na Sérvia e na Albânia em 2027, ao vencerem fora o Azerbaijão também por 5-0.

Artigos Relacionados