Elias vence braço de ferro com Rocha e garante quartos de final do Oeiras Open 5

O tenista português Gastão Elias venceu hoje o longo e equilibrado braço de ferro com o compatriota Henrique Rocha e acedeu aos quartos de final do Oeiras Open 5, que termina sábado no Complexo de Ténis do Jamor.

Fazendo jus às altas expectativas, o encontro da segunda ronda na terra batida do Jamor, entre dois companheiros de treino, foi extremamente renhido e decido em detalhes, favoráveis ao tenista da Lourinhã que, ao fim de três ‘sets’, com os parciais de 6-7 (9-11), 6-4 e 7-5, celebrou o triunfo.

Depois do jovem portuense, de 21 anos, anular três ‘set points’ e converter o terceiro que dispôs para averbar o parcial inaugural, Elias, antigo 57 do mundo e atual 318.º colocado, reagiu bem e restabeleceu a igualdade do marcador, graças a dois ‘breaks’ contra apenas um.

Quando Rocha, 195.º ATP, parecia estar com algumas dificuldades físicas, Gastão Elias, 13 anos mais velho, conseguiu manter o ascendente e, embora tenha desperdiçado dois ‘match points’, à terceira oportunidade encerrou o duelo, físico e mentalmente desgastante, ao fim de três horas e quatro minutos.

“Três horas que mais pareceram cinco, com toda a tensão acumulada neste jogo. É sempre stressante jogar estes encontros entre amigos e parceiros de treino. O Henrique é provavelmente o jogador com quem mais tenho treinado nos últimos dois anos e há sempre aquele jogo de bastidores, eu sei que tu sabes o que eu vou fazer, e isso acaba por condicionar sempre um pouco o plano de jogo”, confessou o vencedor, descrevendo o encontro como “físico e tenso.”

Apesar de reconhecer que caiu para o seu lado, “mas podia ter caído também para o lado do Henrique”, o recordista português de títulos do ATP Challenger Tour, com 10 troféus, acredita que ambos fizeram um bom jogo, mas mostra-se “feliz por ter a oportunidade de fazer mais um encontro” no challenger português de categoria 100, depois de hoje ter sido “um pouco mais agressivo que o habitual.”

Apurado para os quartos de final, o representante nacional vai defrontar quinta-feira o chileno Cristian Garín (153.º ATP), responsável pela eliminação do sueco Elias Ymer, por 6-4 e 6-1, a fim de uma hora e 31 minutos em ‘court’.

“O Garín já foi ‘top 20’ e, quando se joga com alguém que já jogou a esse nível, nunca sabemos bem o que esperar”, reconheceu Elias, vencedor do único confronto direto entre ambos, no challenger de Lima, em 2017.

Os restantes encontros dos quartos de final no Jamor serão disputados entre o norte-americano Mitchell Krueger e o chinês Yibing Wu, o libanês Hady Habib e o argentino Thiago Agustin Tirante e o também alviceleste Roman Andrés Burruchaga e o italiano Giulio Zeppieri.

Artigos Relacionados