Entre José Mourinho e Benfica, quem leva a melhor no histórico de confrontos?

O sorteio ditou e vai haver um BenficaJosé Mourinho no play-off da Liga dos Campeões. As águias e o Fenerbahçe vão lutar por um lugar na fase de liga da prova milionária, no segundo jogo de 25/26 entre os clubes.

José Mourinho vai enfrentar pela décima vez, oficialmente, os encarnados, desta vez ao serviço do Fenerbahçe. Olhando para o histórico de confrontos, quem será que levou a melhor no passado?

Em nove jogos disputados entre José Mourinho e Benfica, é notório que o balança pende para o lado do treinador setubalense. No total, contabilizou seis vitórias, dois empates e uma derrota.

O último encontro, de forma oficial, aconteceu em 2017/2018 na fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto Mourinho treinava o Manchester United. Os dois resultados foram favoráveis para os ingleses. Na primeira mão, os red devils venceram pela margem mínima, na Luz. Em Old Trafford, triunfaram por 2-0. Nessa edição da Champions, o United de Mourinho terminou a fase de grupos na liderança, ao passo que as águias não pontuaram em nenhum jogo.

Fora essa partida mais recente, é preciso recuar vários anos para encontrar embates entre o técnico e o Benfica.

Na temporada 2003/04, José Mourinho treinava o FC Porto e defrontou os encarnados em três partidas. Uma delas foi na final da Taça de Portugal, naquela que foi a única derrota (1-2) do técnico. Antes, existiu um empate a um golo para o campeonato na segunda volta e uma vitória por 2-0.

Na temporada anterior, Mourinho levou o FC Porto à vitória nos dois jogos da liga por 0-1 e 2-1. Ainda ao comando dos dragões, o setubalense levou a melhor perante os encarnados por 3-2, em 2001/02.

Ainda nessa época, mas enquanto líder do União de Leiria, José Mourinho registou um empate a um golo.

O domínio de José Mourinho frente ao Benfica é mais do que evidente, ainda que o mais recente confronto tenha ditado o contrário. O Fenerbahçe foi o adversário dos encarnados na Eusébio Cup, esta época, e perdeu por 3-2.

Em virtude disso, é natural que o Benfica seja visto como favorito para o embate do play-off. Resta saber se José Mourinho vai ser capaz de contrariar o favoritismo das águias e voltar a aplicar um golpe de teatro como fez contra o Feyenoord.

Artigos Relacionados