Não é só a seleção nacional de futebol de Praia que está a representar Portugal no Mundial da modalidade, que decorre nas ilhas Seycheles. A marca da prova foi desenvolvida por uma equipa portuguesa.
A VML Branding, do grupo WPP, foi a escolhida pela FIFA para desenvolver a marca da competição, tal como já tinha feito na edição anterior, que decorreu nos Emirados Árabes Unidos em 2024.
A VML Branding, que detém agências em cerca de 60 mercados, tem vindo a trabalhar com entidades como FIFA e UEFA. A empresa especializada na criação de sistemas de identidade tinha criado a marca Mundial de Futsal 2024, no Uzbequistão.
A agência, que já tinha por detrás das marcas do UEFA Euro 2020 e 2024, foi também escolhida pela UEFA para criar a identidade visual do Euro 2028.
Numa entrevista ao SAPO Desporto, Hélder Pombinho, Diretor Criativo de Design VML Branding, falou deste novo trabalho, da relação com entidades do desporto mundial como FIFA, UEFA e FIBA, e dos projetos futuros.
$$caption$$
SAPO Desporto: A VML Branding já tinha sido escolhida pela FIFA para criar a marca do Mundial de Futebol de Praia em 2024. Como se deu esse contacto com a FIFA e qual o feedback do organismo aos projetos que têm desenvolvido em conjunto?
Hélder Pombinho: “Já trabalhamos com a FIFA desde 2020, quando fomos convidados para participar num concurso para a criação da identidade do Museu da FIFA localizado em Zurique. O convite deveu-se à reputação que fomos ganhando tanto nos trabalhos desenvolvidos com a UEFA como com a FIBA. Ganhámos esse projeto e depois foram surgindo outros projetos relativos a competições, tais como o Mundial de Futsal no Uzbequistão em 2024, o Mundial de Futebol de Praia no Dubai em 2024 e o Mundial de Futebol de Praia nas Seicheles, que está a decorrer agora. O feedback tem sido muito positivo, pelo que continuamos a ser regularmente convidados para novos projetos.”
SAPO Desporto: Que outros projetos já desenvolveram para/com a FIFA? E outras entidades desportivas?
Hélder Pombinho: “Para além das competições anteriormente mencionadas, no caso da FIFA, temos trabalhado projetos institucionais muito importantes como: FIFA Guardians – projeto que visa sensibilizar todos no combate e prevenção de abusos dentro do universo do futebol; FIFA Anti-doping – Onde se sensibiliza todos os intervenientes em relação à importância do combate ao doping e como funciona; FIFA Clearing House – Criação da comunicação institucional do programa que criou o mecanismo de compensação dos clubes formadores; FIFA Training Centre – a criação de uma identidade para uma plataforma que pretende formar profissionais em todas as áreas que envolvem o futebol. Em relação a outras entidades desportivas, trabalhámos com a Liga Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol, UEFA e FIBA.”
SAPO Desporto: O que vocês quiseram transmitir com a nova marca? Onde se inspiraram?
Hélder Pombinho: “A inspiração para esta nova marca foi dada pela cultura das ilhas das Seicheles e a sua forte ligação à música. O povo das Seicheles é muito divertido e descontraído, e expressa a sua alegria através música. Queríamos refletir este espírito na nova Marca. Através de códigos visuais simples, mas poderosos, criámos uma marca que está sempre a vibrar e que faz vibrar.”
SAPO Desporto: A VML Branding tem vindo a consolidar o seu nome no branding desportivo internacional. Em que outros projetos nesta natureza estão envolvidos?
Hélder Pombinho: “A VML Branding tem um portfólio vasto de projetos ligados ao branding desportivo onde se destacam: FIBA Basquetball Women’s world cup 2022, FIBA Basquetball World cup 2023, UEFA Nations League UEFA Euro 2020, UEFA Euro 2024 e estamos agora a trabalhar o UEFA Euro 2028, que se vai realizar no Reino Unido e Irlanda.”
SAPO Desporto: Com que entidades desportivas trabalham ou já trabalharam?
Hélder Pombinho: “Como já foi referido trabalhamos para a FIBA, FIFA, UEFA, Liga Portugal e Federação Portuguesa de Futebol e mais recentemente começamos a trabalhar com a Federação Saudita de Golfe.”