Estafeta masculina de 4×400 metros bate recorde nacional e apura-se para Tóquio2025

A estafeta portuguesa masculina de 4×400 metros bateu hoje o recorde nacional e qualificou-se para a final dos Mundiais da especialidade, garantindo também a presença histórica nos Campeonatos do Mundo de atletismo Tóquio2025.

O quarteto constituído por Ericsson Tavares, Omar Elkhatib, João Coelho e Ricardo dos Santos correu a distância em 3.01,78 minutos, superando por 11 centésimos o anterior máximo (3.01,89) e garantindo a primeira presença de Portugal na estafeta masculina de 4×400 metros em Mundiais ao ar livre.

A equipa portuguesa obteve também a qualificação direta para a final de domingo nos Mundiais de estafetas, que decorrem na cidade chinesa de Guangzhou, ao concluir a primeira ronda de apuramento no segundo lugar da sua série, atrás do Botswana, terminando no oitavo lugar absoluto.

No setor feminino, Beatriz Andrade, Lorène Bazolo, Arialis Martinez e Íris Silva obtiveram a melhor marca nacional do ano nos 4×100 metros, com o tempo de 44,18 segundos, mas, ao terminarem na 13.ª posição absoluta, terão de disputar a segunda ronda de qualificação, no domingo, para acederem à final da prova.

Artigos Relacionados