A PSP divulgou um comunicado que demonstra que dos 14.254 eventos desportivos durante a época 2024/25, apenas 817 tiveram infrações, o que representa uma diminuição “redução global de 23%” em comparação com a temporada anterior.
Ou seja, apenas 5,7% dos eventos registaram alguma infração, uma percentagem reduzida e que traduz que a maioria dos eventos decorre sem complicações. Para além disso, a PSP fez saber que nessas 817 ocorrências, foram contabilizadas 7.140 infrações. Na época transata, haviam sido registadas 9.285.
De todas as infrações, 4.213 casos estiveram ligados a posse e deflagração de engenhos pirotécnicos, um fenómeno que se mantém comum nos eventos desportivos.
Quanto ao número de detenções, existiram 101, mais 15 do que em 23/24. Também nos autos de notícia por contraordenação (ANCO), a PSG registou 814, mais 47 face à época anterior.
Em jeito de balanço, a PSP reitera o compromisso com a segurança nos eventos desportivos, garantindo que tem sido feito um trabalho “que privilegia a prevenção, a proximidade e o diálogo, mas também o empenho no combate a ilícitos e comportamentos de risco”.
No comunicado, a PSP tenta sensibilizar os adeptos para que se mantenham respeitadores quanto às normas, nomeadamente devido ao uso de pirotecnia.
“O desporto deve ser vivido com ‘fair-play’, espírito de festa e convivência saudável, sendo responsabilidade de todos contribuir para a construção de recintos mais seguros, protegidos e acolhedores”, refere a PSP.