Ex-Sporting anuncia fim da carreira com mensagem emotiva: “O maior sucesso não é um troféu”

Cristiano Piccini anunciou este domingo o fim da carreira de futebolista profissional, aos 32 anos, através de uma longa e emotiva carta publicada nas redes sociais.

“Caro Cristiano, escrevo-te de longe. De um tempo que tu, agora, nem consegues imaginar. (…) Vestiste as camisolas que em criança só vias na televisão. (…) Realizaste o teu maior sonho: vestir a camisola da seleção nacional”, recordou o lateral italiano, numa carta dirigida a si próprio, onde destacou tanto os momentos de glória como as dificuldades vividas.

O antigo jogador do Sporting, que representou os leões na época 2017/18, sublinhou que as lesões acabaram por marcar decisivamente o seu percurso: “O teu joelho direito far-te-á conhecer o inferno. Estarás a um passo de desistir de tudo. Verás colegas a passar à tua frente, contratos a desaparecer, portas a fechar-se. Mas sabes que mais? Vais-te levantar. Sempre.”

Piccini, que também passou por Fiorentina, Bétis, Estrela Vermelha, Sampdória e, mais recentemente, Yverdon, lembrou que a vida é maior do que o futebol: “Aprenderás que o futebol não é só dribles e aplausos. (…) O maior sucesso não é um troféu, mas voltar para casa à noite e sentir que, apesar de tudo, és o herói [dos filhos].”

Ao despedir-se, o lateral internacional italiano deixou uma mensagem de resiliência: “Nunca pares de acreditar. Mesmo quando te dizem que acabou. Mesmo quando te sentes perdido. Porque cada vez que caíste, foi apenas para aprenderes a levantar-te mais forte.”

Artigos Relacionados