Francisca Martins entre as 16 melhores nos 400 metros livres dos Mundiais em Singapura

A nadadora portuguesa Francisca Martins terminou este domingo na 15.ª posição nos 400 metros livres dos Mundiais de natação, que decorrem em Singapura, ao ser sétima classificada na sua eliminatória.

A atleta de 22 anos completou a prova em 4.10,16 minutos, na quarta e última série, vencida pela australiana Lani Pallister com 4.02,36. Apesar de não ter garantido lugar na final, Francisca terminou entre as 16 melhores nadadoras, o que equivale a um lugar de semifinalista nesta disciplina.

Martins chegou a Singapura poucos dias depois de se ter sagrado campeã mundial universitária nesta distância, na Alemanha, onde estabeleceu um novo recorde nacional com 4.07,50 minutos. Representante do FOCA – Quinta da Lixa, a nadadora portuguesa volta a competir na terça-feira de madrugada (hora de Lisboa), nos 200 metros livres.

O melhor tempo das eliminatórias dos 400 metros foi alcançado pela norte-americana Katie Ledecky, que nadou em 4.01,04 minutos. A nadadora, detentora de 16 títulos mundiais individuais, manteve-se afastada dos problemas de saúde que afetaram parte da equipa dos EUA durante a passagem pela Tailândia, antes da chegada a Singapura. Entre os ausentes das eliminatórias está Claire Weinstein, que detinha a quinta melhor marca de entrada na prova.

Também presente na série de Francisca Martins esteve a canadiana Summer McIntosh, atual recordista mundial dos 400 metros livres, que geriu o esforço e terminou com 4.03,11 — longe dos impressionantes 3.54,18 com que fixou o novo recorde em junho.

Ainda na madrugada deste domingo (hora de Lisboa), no arranque da natação pura nos Mundiais de desportos aquáticos, Diogo Ribeiro garantiu presença nas meias-finais dos 50 metros mariposa, prova em que é o atual campeão do mundo.

Artigos Relacionados