Francisco Neto: “Empate com a Espanha? Assino fazer um jogo competitivo”

Portugal arranca, já esta quinta-feira, a terceira participação em campeonatos da Europa, após as presenças em 2017, nos Países Baixos, e a segunda em 2022, em Inglaterra. Para a estreia na competição, que terá lugar em Genebra, Suíça, o selecionador nacional Francisco Neto mostrou-se confiante.

“Acima de tudo, temos de ser uma equipa competitiva. Sabemos quem está à nossa frente, o nosso contexto e como temos conseguido chegar às fases finais. Amanhã [quinta-feira], teremos de ser altamente competitivos e organizados. Tudo o que for numa fase tão curta é muito importante pontuar. Não é decisivo, mas seria sempre muito bom pontuar”, atirou o técnico na antecipação da partida do grupo B.

O selecionador nacional fez questão de frisar que a equipa lusa não irá jogar para o empate.  “Assino fazer um bom jogo, ser competitivo e, se for justo o empate, sim, mas não vamos jogar para o empate”, atirou

Apesar da última derrota, por goleada, frente à Espanha (7-1) em duelo da Liga das Nações, o timoneiro considera que a sua equipa “não tem nada a provar”.

“[Espanha] é uma equipa dominadora e expõe-se pela forma como ataca, com muitas jogadoras no meio-campo adversário. Coloca muita gente e projeta muito as duas laterais. [A ideia seria] empurrar a Espanha um bocadinho para trás, mas reconhecer o patamar em que estamos. Temos de aproveitar todas as oportunidades. Se for numa transição rápida, assim será”, reiterou.

Kika Nazareth, que ainda prossegue a recuperação à rotura do ligamento lateral interno do tornozelo esquerdo, e a avançada Telma Encarnação, são as jogadoras da equipa lusa que estão em dúvida para o encontro. “No início do treino, vão estar as duas e vamos ver como se vão sentir”, afirmou.

Portugal e Espanha defronta-se a partir das 20h00 no estádio Estádio Wankdorf, em Berna, para a primeira jornada do Grupo B, a partir das 21h00 locais (20:00 em Lisboa), num encontro que será dirigido pela romena Iuliana Demetrescu.

Artigos Relacionados