O jogo-treino entre FC Porto e Famalicão, agendado para esta quarta-feira à tarde no Olival, servirá para Gabri Veiga cumprir a suspensão preventiva imposta pelo Conselho de Disciplina da FPF, na sequência da expulsão no encontro frente ao Twente, realizado no último domingo.
Segundo apurou o Record, o encontro — embora à porta fechada — será arbitrado por um juiz designado pelo organismo federativo, após pedido formal de homologação apresentado pelos clubes. Deste modo, o duelo tem caráter de jogo oficial particular, nos termos do Regulamento Disciplinar da FPF, que permite que partidas amigáveis contem para efeitos disciplinares desde que arbitradas por árbitros oficiais e homologadas pela Federação ou pelas associações distritais.
Gabri Veiga foi já notificado da suspensão preventiva pela Secção Não Profissional do Conselho de Disciplina, o que valida a aplicação da sanção neste jogo-treino. A decisão final sobre a medida da punição será conhecida na próxima sexta-feira, após reunião do organismo disciplinar. Caso o castigo seja de apenas um jogo — o mais provável —, o médio espanhol ficará assim automaticamente disponível para o jogo de domingo frente ao Atlético de Madrid, que serve de apresentação aos sócios, e também para a estreia oficial na Liga, frente ao V. Guimarães.
Se, no entanto, a sanção for de dois jogos, Veiga falhará o encontro com os colchoneros, mas poderá alinhar na 1.ª jornada do campeonato. Apenas uma punição de três ou mais jogos o afastaria do arranque oficial da temporada 2025/26.