O famoso apresentador da BBC, Gary Lineker, deixará a emissora pública britânica um ano antes do fim do seu contrato, anunciou o grupo de radiodifusão esta segunda-feira (19). A decisão chega poucos dias após a controvérsia gerada pelo ex-jogador de futebol depois de ter compartilhado uma mensagem considerada antissemita.
Figura muito popular em Inglaterra, Lineker, de 64 anos, apresenta o ‘Match of The Day’ desde 1999, um programa imperdível para qualquer adepto de futebol inglês.
Inicialmente, o ex-capitão de Inglaterra, que defendeu as cores do Barcelona, do Tottenham, entre outros, deveria deixar o programa no final desta temporada, embora devesse continuar na rede pública a comentar a próxima Taça de Inglaterra e o Mundial 2026.
O apresentador mais bem pago da BBC, com um salário anual estimado em quase 1,9 milhão de dólares, terá de deixar o seu cargo mais cedo após um conflito desencadeado pelos seus comentários.
Na semana passada, Lineker compartilhou um vídeo pró-palestina no qual criticava o sionismo (um movimento político que defende um Estado para os judeus na Palestina) com um emoji de rato, um símbolo usado pela Alemanha nazista para descrever os judeus.
Lineker admitiu o “erro” de ter partilhado a imagem, alegando desconhecer o seu simbolismo, e pediu desculpas “sem reservas”.
No comunicado divulgado esta segunda-feira pela BBC, Lineker reiterou a sua defesa: “Eu jamais compartilharia algo antissemita. Isso vai contra tudo o que defendo. Reconheço o erro e os problemas causados e reitero as minhas desculpas. Renunciar hoje parece-me a atitude mais responsável”.
Em março de 2023, o ‘Match of The Day’ de Lineker foi suspenso do ar após o apresentador criticar um projeto de lei do governo conservador que visava impedir que imigrantes irregulares procurassem asilo no Reino Unido.