Este sábado promete ser caótico para quem se desloca ou vive em Lisboa. A festa de campeão nacional de futebol da Primeira Liga irá tomar conta da cidade, não se sabendo, para já, se será verde ou vermelha.
Sporting e Benfica entram em campo mais logo às 18h00, empatados na liderança da prova, na última jornada, bastando aos Leões vencer o Vitória de Guimarães em casa ou fazer o mesmo resultado que os Encarnados. As Águias defrontam fora o SC Braga e estão obrigadas a fazerem sempre melhor que os verde e brancos para pintar o país de vermelho.
A festa irá condicionar o trânsito em várias artérias da capital. Haverá constrangimentos para quem utiliza o Metropolitano, com o fecho de estações e ainda no comércio e restauração, obrigados a fecharem mais cedo.
Os festejos do campeonato de futebol vão originar o encerramento, este sábado, às 17:00, de perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal.
PSP monta dispositivo “complexo”
À semelhança da última semana, em que poderia conhecer-se o campeão, a PSP tem em marcha uma operação de segurança com vista aos festejos do final da I Liga de futebol, com medidas especiais, tanto em Lisboa, como em Braga, numa ‘dupla’ operação que incidirá nos locais de jogo, nos itinerários e, já no final, na zona do Marquês de Pombal, habitual local de comemoração em Lisboa.
Em Lisboa, junto ao Estádio José Alvalade, foi feito o apelo para que os adeptos optem por transportes públicos, atempadamente, numa zona em que o perímetro terá restrições ao estacionamento e estabelecimentos comerciais fechados a partir das 13:00.
A PSP avisa que a entrada para Marquês de Pombal será apenas permitida a partir da Avenida António Augusto Aguiar, Avenida Fontes Pereira de Melo, Rua Martens Ferrão, Avenida Duque de Loulé, Avenida da Liberdade e Rua Braamcamp.
“Temos seis entradas para o recinto (…). Onde a PSP procederá a revistas, em que não são permitidos, a título de exemplo, garrafas de vidro, copos, megafones, cadeiras ou bancos, os sticks para o telemóvel, apontadores de laser, buzinas… Não permitiremos a entrada”, adiantou o superintendente Luís Elias, do Comando Metropolitano da Lisboa, em declarações à Lusa.
A partir das 15:00, começarão os cortes ao trânsito, com encerramento do túnel do Marquês, o fecho das quatro estações do metropolitano às 17:30, seguindo-se uma “busca de segurança ao interior do recinto”, antes da entrada das pessoas a partir das 20:30/21:00.
O planeamento do policiamento está feito em função do Estádio José Alvalade, do itinerário e do Marquês de Pombal, e, na hipótese de ser o Benfica campeão, será feito também no aeroporto e na viagem que se seguirá para o centro da cidade.
Trânsito condicionado junto ao estádio do Sporting e Marquês de Pombal
O trânsito junto ao Estádio José Alvalade e à Praça Marquês de Pombal, vai estar condicionado, a partir das 13:00, avisou a PSP.
Face ao jogo Sporting-Vitória de Guimarães, marcado para 18:00 de sábado, no Estádio José Alvalade, a Polícia de Segurança Pública (PSP) prevê “condicionamentos de trânsito momentâneos, antes do jogo, entre as 13:00 e as 18:00 e, após o final do evento”, nas artérias envolventes, nomeadamente Avenida Padre Cruz, Rua Professor Moniz Pereira, Rua Professor Fernando da Fonseca, Rua António Stromp, Rua Francisco Stromp, Rua Cipriano Dourado, Alameda das Linhas de Torres, Campo Grande e 2.ª Circular.
$$caption$$
A intervenção da PSP na área envolvente ao Estádio José Alvalade concentrar-se-á em “minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados”, indicou esta força de segurança pública, em comunicado.
A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 16:00, no entanto, a PSP vai iniciar a sua ação durante a manhã, com a fiscalização do estacionamento abusivo e da circulação automóvel.
No âmbito dos festejos na área envolvente à Praça Marquês de Pombal, a PSP vai implementar, gradualmente, a partir das 15:00 e até ao final da celebração, condicionamentos rodoviários, incluindo no eixo Campo Grande/Marquês de Pombal, com o corte do trânsito na rotunda de Entrecampos, Avenida da República, Praça Duque de Saldanha e Avenida Fontes Pereira de Melo e o encerramento da circulação no túnel do Campo Grande, no sentido Campo Grande-Saldanha.
Prevê-se ainda condicionamento de trânsito nos eixos de acesso à Praça Marquês de Pombal, designadamente Praça de Espanha, Amoreiras (Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, onde se inclui o corte e isolamento do túnel do Marquês e Rua Joaquim António de Aguiar), Restauradores, Rua Braamcamp, Avenida Duque de Loulé, Rua Martens Ferrão e Rua Tomás Ribeiro, informou a PSP.
A polícia avisou ainda que a área do perímetro do recinto improvisado na Praça Marquês “será gradualmente consolidada”, através da implementação de pontos de acesso, por onde, após controlo e revista pela PSP, será possível aceder, em horário a definir (nunca antes das 20:00).
Quatro estações de Metro encerradas
As estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas do Metro de Lisboa vão fechar ao público a partir das 17:30 deste sábado, devido ao elevado número de adeptos de futebol esperados na zona da Praça Marquês de Pombal.
Ainda segundo o Metropolitano de Lisboa , em caso de procura “excecionalmente elevada, poderão ocorrer alterações na frequência dos comboios”, o que se poderá refletir “num possível aumento dos tempos de espera em toda a rede”.
“A operação será monitorizada em permanência, ajustando-se a oferta em função da procura verificada, dentro das capacidades técnicas e operacionais disponíveis”, informa a empresa. O Metropolitano de Lisboa adianta que o serviço “poderá estar sujeito a outras alterações operacionais”, caso venham a ser determinadas pela PSP em função da evolução da situação.
Comércio fechado junto a Alvalade, ‘roulottes’ perto do estádio do Sporting podem ser relocalizadas
Por determinação da Câmara de Lisboa, após solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, os quase 20 estabelecimentos comerciais na zona envolvente do estádio José Alvalade vão estar encerramento entre as 13:00 deste sábado e as 07:00 de domingo, devido aos eventuais festejos de campeão de futebol.
$$caption-2$$
Em despacho municipal, a autarquia lisboeta já tinha tomado a mesma medida para os perto de 60 estabelecimentos comerciais na zona do Marquês de Pombal em que foi determinado o encerramento às 17:00. Cabe a Polícia Municipal de Lisboa notificar os 17 estabelecimentos visados, bem como de fiscalizar o cumprimento da medida.
Já as ‘roulottes’ que costumam estar junto ao estádio do Sporting e cuja operação está limitada no sábado, poderão vir a ser relocalizadas pela Junta de Freguesia do Lumiar, em Lisboa. O despacho do executivo municipal, presidido por Carlos Moedas (PSD), limita o funcionamento das ‘roulottes’ que se encontram nas ruas Francisco Stromp e António Stromp, cujo licenciamento é da responsabilidade da Junta de Freguesia do Lumiar.
O presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, Ricardo Mexia (PSD), disse à Lusa que as restrições impostas pela PSP não foram acolhidas “com particular satisfação” por parte dos comerciantes que operam nas imediações do Estádio José de Alvalade, nomeadamente das ‘roulottes’ e que está a tentar encontrar uma alternativa que permita relocalizar as cerca de “meia dúzia” de ‘roulottes’ para um espaço que lhes permita funcionar no sábado.
“Nós recebemos a informação da PSP e, uma vez que o licenciamento é nosso, acabámos por contactar os estabelecimentos que estavam licenciados connosco, as ‘roulottes’, neste caso. Atendendo à antecedência, muitas delas já tinham feito planos e adquirido bens para confecionar”, apontou.
Sporting e Benfica entram na 34.ª jornada da I Liga de futebol empatados, com 79 pontos, com os ‘leões’ a receberem o Vitória de Guimarães, e as ‘águias’ a visitarem o Sporting de Braga, com ambos os jogos a terem início às 18:00 de sábado.
Em caso de igualdade pontual, o Sporting conquista o campeonato, face à vantagem no confronto direto com o Benfica (vitória por 1-0 em Alvalade e empate 1-1 na Luz).
*Com Lusa