Ivan Chishkala despediu-se, esta segunda-feira, do Benfica após uma cinco temporadas nas águias e em ano em que conquistou o único campeonato ao serviço das águias.
“Este era um dos primeiros títulos que estavam nos meus objetivos. E estava mais um, o da Liga dos Campeões. Quando entrei, disse: ‘Quero ganhar o título do Campeonato, quero ganhar tudo.’ Para tudo, falta só um, o da Liga dos Campeões. Nós estivemos muito perto, mas às vezes não conseguimos ganhar tudo. É normal na nossa vida, mas o objetivo era este título [campeonato], nós demos muita coisa para ganhar, porque estava muito difícil”, começou por dizer.
“Todos os campeonatos têm muitas coisas diferentes. Cada campeonato é específico, tem muitas coisas específicas. Mas, para mim, o campeonato russo e o campeonato português são muito parecidos. É preciso ser muito físico, é preciso focar muito na defesa e, por isso, para mim foi mais fácil. Eu tinha o meu irmão, o Robinho, que me ajudou em muitas coisas. Ele explicou-me muitos detalhes que precisava de saber, e como me adaptar mais rápido. E adaptei-me rápido, acho eu”, prosseguiu.
Chishkala reconheceu que sai do Benfica, como melhor jogador e melhor ser humano. “Como pessoa, como atleta, evolui muito, porque vi muitas coisas boas. Vi atletas que jogam num nível muito alto, treinadores que jogam num nível muito alto. A vida também é muito diferente. Por isso, evoluí em muitas coisas. Tive esta oportunidade e aproveitei-a. Muito obrigado ao Benfica, por confiar em mim quando me deu a oportunidade. Muito obrigado”.
“O Benfica e Portugal, nestes 5 anos, foram a minha segunda casa. Eu posso dizer que Portugal e o Benfica eram a minha segunda casa. Agora, vão ser sempre. As portas do Benfica estão sempre abertas para mim no Estádio da Luz. Todas as pessoas, os adeptos dizem sempre: ‘A nossa porta está aberta para ti.’ Esta é a minha história. Esta foi a nossa história, com o Benfica, há 5 anos. Não são 6 meses, não são 2 dias. É um grande período”, destaca.
Nos cinco anos ao serviço do Benfica, Ivan Chishkala conquistou um campeonato, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga.