O piloto espanhol Marc Márquez (Ducati) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio de França de MotoGP, sexta ronda da temporada, e manteve o pleno esta época num dia em que o português Miguel Oliveira (Yamaha) foi 20.º.
O piloto luso, que regressa nesta prova à competição após três jornadas de ausência por lesão, cortou a meta a 44,807 segundos do vencedor, o mais velho dos irmãos Márquez, que, assim, regressou ao comando do campeonato. O também espanhol Alex Márquez (Ducati) foi o segundo classificado, a 0,530 segundos do irmão, com o espanhol Fermin Aldeguer (Ducati) em terceiro, a 2,164.
Foi o primeiro pódio da temporada para o estreante espanhol, responsável pela queda que afastou Miguel Oliveira desde a corrida sprint do GP da Argentina.
“Tenho a velocidade mas preciso de mais experiência”, admitiu Aldeguer.
O francês Fábio Quartararo (Yamaha) arrancou na frente, para gáudio dos adeptos franceses. Marc Márquez tentou segui-lo mas só a partir da sexta volta é que sentiu condições para atacar.
Quartararo ainda respondeu à primeira ultrapassagem e recuperou o comando mas, um par de curvas mais tarde, o piloto espanhol saltou mesmo para a liderança, para não mais perder.
“O Fábio foi superrápido. Não consegui seguir o ritmo nas primeiras voltas mas depois vi que ele começou a abrandar o ritmo e eu sentia-me cada vez melhor”, frisou.
Já o piloto francês foi desgastando o pneu traseiro e permitiu a aproximação de quem vinha atrás. E quem vinha atrás era Alex Márquez, que voltou a ser segundo, e Fermin Aldeguer, que conquistou o primeiro pódio da carreira em MotoGP depois de dar um encontrão a Quartararo.
Miguel Oliveira, que regressou este fim de semana à competição após três rondas de paragem, teve uma ligeira saída de pista, cortando a meta na 20.ª posição.
Com estes resultados, Marc Márquez lidera o campeonato, com 151 pontos, mais quatro do que o irmão Alex.
Miguel Oliveira é 21.º, com dois.
Domingo disputa-se a corrida principal.