Marcelo Rebelo de Sousa: “Assisti a nove finais e esta foi a mais emocionante de todas”

Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, no Jamor, após a vitória do Sporting diante do Benfica (3-1) na final da Taça de Portugal.

Como viu o jogo? “Assisti a nove finais, esta foi a mais emocionante de todas. Dei a Taça a muitos clubes como FC Porto, SC Braga, Aves… este foi um jogo até ao fim, até ao último minuto. Devo felicitar as duas equipas, foram excecionais. O Sporting com sorte, mas mais excecional, tirou proveito da situação. Um grande jogo, a mostrar que a Taça de Portugal é um grande acontecimento no nosso país. Um jogo a mostrar que o futebol português é muito bom. Parabéns à Federação, parabéns ao Sporting, parabéns ao Benfica.”

Ensinamentos a tirar para a política: “Já ganhei e já perdi muitas vezes. Às vezes parece que estás a ganhar e no último minuto perde-se, noutras estás a perder e ganhas no final. Na política também é assim, às vezes quem ganha por perder mais tarde. Importante é levar tudo com fair-play e solidariedade como se viu com os presidentes dos dois clubes, de forma excecional.”

O bicampeão nacional em título Sporting conquistou hoje a Taça de Portugal em futebol pela 18.ª vez, ao vencer o Benfica por 3-1, após prolongamento, na final da 85.ª edição da prova, no Estádio do Jamor, em Oeiras.

O dinamarquês Conrad Harder, aos 99 minutos, e Francisco Trincão, aos 120+1, deram o triunfo aos ‘leões’, depois de o sueco Viktor Gyökeres, de penálti, forçar o tempo extra, já aos 90+11, igualando o tento inicial do turco Orkun Kökçü, aos 47.

No ranking da prova, o Sporting, que não vencia desde 2018/19 e selou a sétima ‘dobradinha’ da sua história, 23 anos depois, manteve o terceiro lugar, com 18 títulos, atrás do Benfica, com 26, o último em 2016/17, e do FC Porto, com 20.

Artigos Relacionados