Fernando Pimenta conquistou a medalha de bronze nos K1 1.000 metros nos Mundiais de canoagem que decorrem em Milão. O português fez a prova em 3.26,16 minutos, a 66 centésimos do ouro do húngaro Balint Kopasz, campeão olímpico em Tóquio2020, que bateu o australiano Thomas Green por 18 centésimos.
O canoísta português dominou a prova do início até aos últimos 250 metros, quando viu o húngaro Topasz passar por ele e conquistar o ouro, com o australiano Green a cortar a meta a seguir.
O canoísta português de Ponte de Lima fez a sua prova habitual, sempre na frente, mas na ponta final perdeu força, quando os principais concorrentes aumentaram a pagaiada.
Pimenta falha assim o quarto outro mundial, ele que é tricampeão do Mundo nesta categoria. O limiano tem agora três medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze em Mundiais de pista, apenas nesta disciplina olímpica. Nos últimos 10 anos, o canoísta português conseguiu sempre medalhas em campeonatos do Mundo.
De recordar que Portugal já conquistou um título nestes Mundiais de Milão, com o quarteto formado por Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha a vencer a final dos K4 500 metros.
Os Mundiais de velocidade canoagem arrancaram na 4.ª feira e terminam no próximo domingo. Cerca de 800 atletas de 73 países procuram a glória mundial, em Milão, Itália.